29/04/2014 - MAESTRINA MARIA STELLA NEVES VALLE
 

    Desde o último domingo, 27, a praça localizada no início da Rua Antônio Rocha, Centro, passou a se chamar Praça Maestrina Maria Stella Neves Valle. A solenidade em homenagem à regente da bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos, foi realizada com a presença do Prefeito Professor Helvécio e sua vice Cristina Lopes, da vereadora e autora do Projeto de Lei que nomeou a praça, Vera Lúcia Alfredo, do Coro da Orquestra, do Padre Ramiro José Gregório, que representou o Memorial Dom Lucas, do Felipe Filho, que representou o Sindicato do Comércio e dos familiares da saudosa homenageada.

            

O Professor Helvécio fez questão de destacar a importância que Stella Neves teve para a cidade. “Dona Stella vai ficar em nossas memórias e lembranças. A braveza dela era do tamanho de sua competência e seriedade. Infelizmente, podemos dizer que no último ano a cultura religiosa de São João del-Rei empobreceu com a morte da Maestrina e do Monsenhor Paiva, duas figuras que foram importantíssimas para a cidade”, disse.

 

 

 Durante a cerimônia, para a emoção de todos que estiveram presentes, o Coro da Orquestra Ribeiro Bastos, através da regência do Maestro Rodrigo Sampaio, apresentou a música ‘Tantum Ergos’, obra que foi regida pela Maestrina na festa de Corpus Christi.

 

 

 A vereadora Vera falou sobre a ideia de homenagear a Maestrina que esteve à frente da Orquestra por 37 anos. “Ela foi uma pessoa ilustre para a nossa cidade. Tive a grata satisfação de conviver com ela na época em que estudávamos na Faculdade Dom Bosco. Nada mais justo que valorizar o trabalho de quem sempre incentivou a cultura da nossa cidade”, ressaltou.

   

Os familiares de Stella compareceram à solenidade e foram representados pela sua irmã, senhora Elza Neves. “A Stella deixou um legado muito grande. É muito gratificante saber que a cidade reconhece todo o mérito dela. Fico feliz ao ver que agora essa praça terá o nome de minha irmã, em uma área central da cidade”, declarou. 

 

 

Fotos: Antônio Celso Toco

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI  

 
 
 
retirado de www.dacaf.com.br