13/05/2014 - 1ª CONFERÊNCIA DO FÓRUM REGIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
 

   O Fórum Nacional de Economia Solidária realiza nesta sexta-feira (16) com o apoio da Prefeitura, a 1ª Conferência, que vai acontecer a partir das 08h, no Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

     O objetivo do evento é sedimentar o modelo de economia solidária e por meio dele, nortear as práticas de geração de trabalho e renda, além da construção de um Plano Regional para o fortalecimento da Economia Solidária.

  Quatro palestrantes estarão presentes, dentre eles a Educadora Popular, Maria da Conceição e o Coordenador das Ações Municipais de Economia Solidária, Roberto Lira, que vai relatar as práticas de economia solidária na cidade, com o foco na organização da Cooperativa Viver com Dignidade (COOPVIDA), criada há seis meses.

   “Essa será uma oportunidade de trabalhar a formação teórica que fundamenta as ações na cidade”, afirmou Lira.

     A Conferência será dividia em quatro eixos temáticos, que discutirá os seguintes temas:

     ·  Produção, Comercialização e Consumo Sustentável;

     ·   Financiamento: Crédito e finanças solidárias;

     ·   Conhecimentos: Educação, formação e assessoramento;

     · Ambiente institucional: legislação e integração de políticas públicas.

         Logo após, será eleita uma comissão com dez delegados, que irão participar da 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária, que vai acontecer entre os dias 26 e 29 de Novembro, em Brasília.

         Foram convidados os representantes dos 38 municípios do Campo das Vertentes, alunos do curso de Geografia da UFSJ, integrantes da Associação dos Catadores de Material Reciclável e da Cooperativa Viver com Dignidade (COOPVIDA). Aos interessados que se sentirem sensibilizados com a causa, a entrada é gratuita.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI

 
retirado de www.dacaf.com.br