04/08/2014 - SÁBADO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL
 

Conscientização! Esse foi o principal objetivo da mobilização social realizada no último sábado, 02, pela Prefeitura de São João del-Rei, por meio de várias secretarias e outros parceiros para uma ação de limpeza no Residencial Minha Casa Minha Vida I, no Tijuco.

As ações de caráter informativo e educacional contaram com a participação da Secretaria de Saúde, através dos setores de Endemias e Zoonoses;  da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, da Secretaria de Obras, a ASP (Assessoria Social e Pesquisa de BH) e a ARBOR (Empresa de Coleta de Lixo).

Durante toda a manhã, os moradores recolheram o lixo localizado no entorno do Residencial e a empresa Arbor fez a retirada do material. Além disso, o setor de zoonoses realizou uma busca por animais peçonhentos, principalmente escorpiões, e a Secretaria de Assistência Social e a ASP realizaram uma conscientização social.

Para o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Jean Alex Vilela, o objetivo do evento foi reduzir o impacto do armazenamento incorreto do lixo. “A ação não é apenas um bota fora de lixo, mas uma conscientização da população sobre a forma correta de armazenar e dar destino final aos lixos que estão sendo jogados em via pública”, disse.

A mobilizadora social e educadora na área de endemias, Cyntia Zanith, explica que a população não está colocando o lixo no local e na hora certa, por isso, o evento vem conscientizar os moradores sobre o tema e a prevenção de animais peçonhentos como cobras, escorpião e também larvas de possíveis mosquitos da dengue. “Por isso, foi realizado panfletagens nos apartamentos, atividades para o público infantil e fixação de cartazes em todo o Residencial”, afirmou.

Segundo a Secretária de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Merilane Cardoso, atividades como estas são muito importante para uma moradia digna. “As pessoas ainda estão chegando e se ambientando, sendo nosso papel possibilitar uma adaptação mais humana e com apoio social. Durante a manhã de sábado, começamos a implantar uma cultura ambiental, de cuidados higiênicos e participação coletiva nesta nova modalidade de ocupação vertical, pois a maioria das pessoas morava em casas e agora estão em apartamentos. A presença da prefeitura junto aos moradores garante mais segurança e acolhimento para o encaminhamento das necessidades que vão surgindo. É um trabalho muito gratificante ver tudo isso acontecer! As pessoas estão felizes e motivadas”, concluiu.

O morador do prédio, Rômulo dos Santos de Carvalho, parabenizou a ação e a adesão da população e ainda sugeriu a implantação do programa japonês 5S, direcionado para o controle da qualidade. “Para dar continuidade a essas atividades seria necessária a implementação do 5S, um programa de gestão que iria ajudar em vários aspectos, desde o ambiental até o financeiro”, destacou. 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI

 
retirado de www.dacaf.com.br