20/08/2014 - INCINERAÇÃO HISTÓRICA
 

A Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou pela primeira vez na história do Cemitério Municipal, a contratação de uma empresa para incineração de quatro toneladas de ossos que estavam nos ossuários gerais. O recolhimento ocorreu na quinta-feira, 14, no Cemitério Municipal, e terá como destino final a cidade de Iguatama (MG) onde serão cremados.

De acordo com a coordenadora da Funerária Municipal, Alessandra Lopes, os quatro ossuários gerais estavam lotados e impedia procedimentos básicos do cemitério. “A contratação da empresa foi via licitação e a incineração dos ossos era e é primordial para o bom funcionamento do cemitério municipal”, disse.

O coordenador do cemitério de São João del-Rei, Lutero Castorino, explica que desde a inauguração do cemitério, em 1899, nunca houve a preocupação com a destinação correta dos ossos, por isso, ocorreu o acúmulo no ossuário geral. “A nova gestão percebeu a importância de um plano de melhorias para o cemitério, que visa adequá-lo às normas ambientais, de vigilância sanitária, ao Ministério Público e a Promotoria Pública, além de sanar o problema de falta de espaço. Em um prazo de um mês, teremos todos os ossuários livres”, destacou.

A Secretária de Assistência Social, Merilane Cardoso, destaca que desde o início da nova gestão esforços vem sendo realizados para o melhor atendimento no Cemitério Municipal. “Compramos bebedouro, nomeamos um coordenador, além de realizar a limpeza periódica. Esta ação histórica da incineração mostra o nosso compromisso de governo em assistir à população do nascimento à morte com eficiência. Pagamos uma dívida histórica ao povo de nossa cidade”, concluiu. 

 

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI
 
retirado de www.dacaf.com.br