14/11/2014 - ARQUITETURA SOCIAL
 

Uma parceria inédita entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) prevê a criação de um projeto de arquitetura social. A reunião piloto aconteceu na quinta-feira, 13, na Secretária de Assistência Social.

O projeto, ainda em processo de construção, tem como objetivo a restauração de casas de moradores em situação de vulnerabilidade social, atendendo às demandas advindas do Plantão Social.

Segundo a professora de arquitetura Helena Marchisoth, inicialmente, a atividade fará parte da disciplina “Estúdios - 1o semestre 2015”. “Essa primeira reunião de abertura de demandas norteou as várias opções de trabalho junto às necessidades do munícipio”, explica a professora.

A Secretária de Assistência Social, Merilane Cardoso, destaca a necessidade da parceria e do projeto. “Essa é mais uma parceria com a UFSJ, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, onde atenderemos as famílias de baixa renda em suas demandas habitacionais. É importante ressaltar o caráter inclusivo social e do restabelecimento dos valores de pertencimento das famílias com a sua casa e a comunidade”.

Participaram ainda da reunião a coordenadora do Plantão Social, Sayonara Senna e da coordenadora de Habitação, Tatiane de Almeida.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI
 
retirado de www.dacaf.com.br