Busca no Site:
Atos Públicos
 
09/10/2015 - 1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS LGBT
 

  “Por um Brasil que criminalize a violência contra LGBT”, este foi o tema da primeira Conferência Regional dos Direitos LGBT’S, que aconteceu na última quarta-feira, 07, no teatro do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei.

       A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Governo.

      O Prefeito Professor Helvécio foi uma das autoridades que compuseram a mesa. “É revoltante termos que articular com a Polícia Militar para que ela esteja aqui protegendo os conferencistas (referindo-se ao problema que havia acontecido um dia antes do evento, quando um grupo de homofóbicos invadiu a página do evento e ameaçou os participantes).Em pleno século XXI a intolerância ainda é muito grande e o momento em que vivemos é de calamidade e retrocesso, quando a gente vê que uma câmara de deputados define família como a união entre homem e mulher”.

            O Presidente do Conselho, Carlos Bem agradeceu ao Prefeito pela criação do conselho, já que a cidade foi a pioneira do estado. “Acreditamos na democracia e não temos medo de homofobia, a luta pela inclusão acontece graças ao esforço de todos. Gostaria também de agradecer ao Professor Helvécio pela coragem e apoio que sempre nos deu desde quando ainda era o reitor da universidade”, disse.

Carlos Bem ainda apresentou alguns dados estatísticos feitos na Marcha da Cidadania e Orgulho LGBT de 2010. A pesquisa apontou que 59% dos entrevistados nunca denunciaram uma agressão e 33% nunca fizeram o teste de HIV. A pesquisa foi realizada pela UFSJ e financiada pelo Ministério da Saúde.

            A conferência também contou com a palestra do professor da UFSJ, Alberto Tibaji, que falou sobre a identidade de gênero e, no segundo momento os conferencistas se dividiram em três grupos temáticos: Sistema Nacional LGBT, participação social e Segurança Pública / Marcos Jurídicos; Educação, Cultura e Comunicação em Direitos Humanos; Seguridade Social: Saúde, Assistência e Previdência Social e após os debates e propostas, foram eleitos 12 delegados da cidade e seis de cada município da região, que irão participar da etapa estadual, marcada para acontecer nos próximos dias 16,17 e 18 na cidade de Caeté.

O conferencista Rafael Senna ficou satisfeito com a iniciativa. “É importante porque dá visibilidade e ajudar a garantir os nossos direitos e conscientizar a população contra a homofobia”, disse.

O evento reuniu cerca de 120 conferencistas e contou com a presença de várias autoridades como a do Pró-Reitor de Extensão da UFSJ, Paulo Caetano, que representou a Reitora Valéria Kemp, do Coordenador Especial de Políticas de Diversidade Sexual, Douglas Miranda, que representou o Secretário Estadual de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, Diretor Regional da Sedese, Erick Assis, do Gerente Regional de Saúde, José Raimundo Dias, dos Secretários Municipais Leonardo Silveira, Merilane Cardoso, Rodrigo Penha e Pedro Leão, dos vereadores Fio da Dona Glória, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto e Lívia Guimarães, do Presidente da 37ª Subseção da OAB, Victor Agostini e dos representantes de movimentos LGBT’s.

 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Stefan Salej

Paulo Rivetti

Unimed São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Camara Municipal de São João Del Rei

ATLHETIC CLUB

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

AGENCIA BRASIL

TURMA DO BUNEKO

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

www.canilmolossosdecamargos.com.br

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!