Busca no Site:
Atos Públicos
 
09/10/2015 - 1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DOS DIREITOS LGBT
 

  “Por um Brasil que criminalize a violência contra LGBT”, este foi o tema da primeira Conferência Regional dos Direitos LGBT’S, que aconteceu na última quarta-feira, 07, no teatro do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei.

       A Conferência foi realizada pelo Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e contou com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Governo.

      O Prefeito Professor Helvécio foi uma das autoridades que compuseram a mesa. “É revoltante termos que articular com a Polícia Militar para que ela esteja aqui protegendo os conferencistas (referindo-se ao problema que havia acontecido um dia antes do evento, quando um grupo de homofóbicos invadiu a página do evento e ameaçou os participantes).Em pleno século XXI a intolerância ainda é muito grande e o momento em que vivemos é de calamidade e retrocesso, quando a gente vê que uma câmara de deputados define família como a união entre homem e mulher”.

            O Presidente do Conselho, Carlos Bem agradeceu ao Prefeito pela criação do conselho, já que a cidade foi a pioneira do estado. “Acreditamos na democracia e não temos medo de homofobia, a luta pela inclusão acontece graças ao esforço de todos. Gostaria também de agradecer ao Professor Helvécio pela coragem e apoio que sempre nos deu desde quando ainda era o reitor da universidade”, disse.

Carlos Bem ainda apresentou alguns dados estatísticos feitos na Marcha da Cidadania e Orgulho LGBT de 2010. A pesquisa apontou que 59% dos entrevistados nunca denunciaram uma agressão e 33% nunca fizeram o teste de HIV. A pesquisa foi realizada pela UFSJ e financiada pelo Ministério da Saúde.

            A conferência também contou com a palestra do professor da UFSJ, Alberto Tibaji, que falou sobre a identidade de gênero e, no segundo momento os conferencistas se dividiram em três grupos temáticos: Sistema Nacional LGBT, participação social e Segurança Pública / Marcos Jurídicos; Educação, Cultura e Comunicação em Direitos Humanos; Seguridade Social: Saúde, Assistência e Previdência Social e após os debates e propostas, foram eleitos 12 delegados da cidade e seis de cada município da região, que irão participar da etapa estadual, marcada para acontecer nos próximos dias 16,17 e 18 na cidade de Caeté.

O conferencista Rafael Senna ficou satisfeito com a iniciativa. “É importante porque dá visibilidade e ajudar a garantir os nossos direitos e conscientizar a população contra a homofobia”, disse.

O evento reuniu cerca de 120 conferencistas e contou com a presença de várias autoridades como a do Pró-Reitor de Extensão da UFSJ, Paulo Caetano, que representou a Reitora Valéria Kemp, do Coordenador Especial de Políticas de Diversidade Sexual, Douglas Miranda, que representou o Secretário Estadual de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, Diretor Regional da Sedese, Erick Assis, do Gerente Regional de Saúde, José Raimundo Dias, dos Secretários Municipais Leonardo Silveira, Merilane Cardoso, Rodrigo Penha e Pedro Leão, dos vereadores Fio da Dona Glória, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto e Lívia Guimarães, do Presidente da 37ª Subseção da OAB, Victor Agostini e dos representantes de movimentos LGBT’s.

 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Paulo Rivetti

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Camara Municipal de São João Del Rei

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ATLHETIC CLUB

Stefan Salej

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Venha se Hospedar na Morada do Sol

AGENCIA BRASIL

www.canilmolossosdecamargos.com.br

TURMA DO BUNEKO

Unimed São João Del Rei

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!