Busca no Site:
Atos Públicos
 
18/07/2013 - PLANO DE CONTINGÊNCIA SITUAÇÃO DE SÃO JOÃO DEL-REI
 

DEFESA CIVIL

PLANO DE CONTINGÊNCIA

SITUAÇÃO DE SÃO JOÃO DEL-REI

 

 São João del-Rei é um município tricentenário do Estado de Minas Gerais, localizado na Bacia do Alto Rio Grande e tem seu relevo formado pelas serras do Complexo da Mantiqueira, extremamente propício ao ecoturismo. De acordo com o IBGE, a cidade enquadra-se na Região do Campo das Vertentes, sudeste de Minas Gerais, polarizando com as cidades da sua região e do Sul de Minas e apresenta em seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com 0,816, o qual é considerado elevado.

 O Arraial Novo do Rio das Mortes, que deu origem à cidade, foi fundado entre 1704 e 1705, sendo que entre os anos de 1707 e 1709 tornou-se um dos palcos da Guerra dos Emboabas, um conflito armado que também alcançou vastas regiões de Minas Gerais, principalmente a do Rio das Velhas (Sabará), Rio das Mortes (São João del-Rei) e Vila Rica (Ouro Preto). O Arraial foi elevado a categoria de cidade em 08 de dezembro de 1838.

São João del-Rei possui um clima tropical de altitude, caracterizado por verões quentes e úmidos, apresentando uma média térmica anual de 19,2ºC, sendo a temperatura mínima de 3ºC (junho e julho) e a máxima de 38ºC (janeiro e fevereiro).

 Considerando os dados do Censo do IBGE 2010, a cidade de São João del-Rei possui uma população total de 84.404 habitantes, sendo: 79.790 na área urbana e 4.614 na área rural, com 40.494 homens e 43.910 mulheres, distribuídos em 33.373 domicílios e uma densidade populacional de 57,67 hab/km², tendo como os três maiores bairros em número populacional: Matosinhos (20.153), Tijuco (15.699) e Colônia do Marçal (9.986).

Historicamente, o município de São João del-Rei apresenta um período chuvoso compreendido entre o mês de outubro a março do ano subseqüente, com grande precipitação pluviométrica com índices médios de 1.470 mm, durante os meses de inverno aproximadamente 245 mm/mês.

            Considera-se, dentro da normalidade, o período chuvoso previsto pelos Órgãos de Meteorologia em que as ocorrências de alagamentos, inundações e desmoronamentos não tragam riscos às pessoas e ao patrimônio. Considera-se situação de anormalidade, precipitação em que as ocorrências de alagamentos, inundações e desmoronamentos tragam riscos às pessoas, ao patrimônio, ao serviço de utilidade pública e às vias de transportes.

 

                                                  FINALIDADE

Para planejar ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, dentro dos princípios da administração pública é ciente da sua responsabilidade social, o Executivo Municipal através da Lei nº 4.056 de 29 de agosto de 2006 e decreto nº 3.304 de 09 de outubro de 2006, criou e regulamentou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para dar resposta à situação adversa e tendo como uma de suas atribuições, a execução das ações de Defesa Civil no âmbito do município de São João del-Rei, em consonância com o previsto na LEI Nº 12.608, de 10 de abril de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC, dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres e dá outras providências e na INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, de 24 de agosto de 2012, que Estabelece procedimentos e critérios para a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública pelos Municípios, Estados e pelo Distrito Federal, e para o reconhecimento federal das situações de anormalidade decretadas pelos entes federativos e dá outras providências.

                                                       OBJETIVO

O objetivo do Plano de Contingência no município de São João del-Rei é estabelecer ações a serem executadas na ocorrência de chuvas que, anualmente, afetam o município, e que permita a garantia da integridade física e moral da população, bem como a preservação do patrimônio público e privado.                                                                        


 

 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Paulo Rivetti

Stefan Salej

Venha se Hospedar na Morada do Sol

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ATLHETIC CLUB

TURMA DO BUNEKO

AGENCIA BRASIL

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Camara Municipal de São João Del Rei

Unimed São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!