Busca no Site:
Atos Públicos
 
04/09/2013 - Grupo Êxtase traz Entre Acasos para São João Del Rei
 
Entre acasos encontros são promovidos, obras são realizadas e vidas se unem. Pensando nisso, o Grupo Êxtase de Dança de Viçosa (MG) montou o seu novo trabalho: “Entre acasos”. Um espetáculo que expressa o acaso, principalmente, na irreverência em reunir três grandes coreógrafos da atualidade: Fernando Martins, Mário Nascimento e Paulo Chamone. O público de São João Del Rei terá a oportunidade de assistir ao espetáculo no próximo final de semana, com apresentações nos dias 13 e 14, às 20 horas, no Teatro Municipal, e ainda no dia 15, às 11 horas, no Largo das Forras como parte da programação do Festival Artes das Vertentes.
 
Reconhecido pelo talento nas montagens de espetáculos há mais de 30 anos e em seu 8º ano de profissionalização realizando turnês no interior de Minas Gerais, o Grupo Êxtase traz um trabalho inovador para os palcos, com uma obra pensada pelo acaso e que o transmite na dança contemporânea, na trilha e nas cenas constituídas a partir da visão de três coreógrafos. Com esse novo trabalho, o Grupo já percorreu
 
De acordo com a diretora geral do Êxtase, Patrícia Lima, o acaso realmente permeou todo o processo de criação do espetáculo. “A proposta inicial era perceber o quanto o acaso tem a ver com os destinos? Para onde o acaso pode nos levar? Baseados nesses questionamentos, cada coreógrafo foi desenvolvendo o seu trabalho com o Grupo, sem ver a parte do outro, até que eles se juntaram ao final. Fiquei muito feliz com o resultado. O espetáculo está surpreendente”, declarou.
 
Os coreógrafos também se mostraram instigados pelo tema e pela proposta inovadora. Para Fernando Martins, a obra possibilitou a abertura para as ideias dos próprios bailarinos do Êxtase. “O tema me interessou, porque é complexo, amplo, com muita liberdade para compor e o trabalho foi sendo norteado justamente pelo acaso. A coreografia da minha parte acabou sendo criada com os bailarinos. Montamos um grupo de discussões, onde eles compartilham imagens, vídeos e textos sobre experiências com o acaso na vida deles. O espetáculo está totalmente inspirado neles”, afirmou.           
 
Já Mário Nascimento enxergou na montagem desse espetáculo uma possibilidade de reafirmar o seu próprio processo artístico. “Eu trabalho com a intuição. Sempre achei que as coisas devem acontecer na arte por si só, por isso, quando fiquei sabendo do tema, fiquei muito satisfeito, porque trabalhar com o acaso faz parte de meu universo. É onde gosto de transitar. O trabalho partiu de um laboratório para permitir que os próprios bailarinos se encontrassem e a coreografia surgisse nas trocas de casais, aleatoriamente”, destacou.
 
Paulo Chamone, o terceiro coreógrafo do espetáculo, também seguiu o inesperado em seu processo de criação e quis demonstrar isso para o público. “A coreografia reserva muitas surpresas. Trabalhamos o acaso na dança, no encontro, nas músicas. Não é apenas um nome bonito para o espetáculo. O público vai poder ver de fato esse acaso acontecer. Na minha parte, por exemplo, as músicas serão reproduzidas aleatoriamente e, a cada apresentação, os bailarinos encontrarão uns aos outros de forma diferente, seguindo a trilha. Nunca vai ser a mesma sequência de apresentação”, garantiu.
 
Essa reunião já tem dado o que falar no cenário da dança e conquistou o público de 10 cidades mineiras e as capitais Belo Horizonte e Rio de Janeiro, por onde o Êxtase circulou levando para os palcos um tema que perpassa nossas vidas, com uma trilha sonora diversificada, que vai de Nina Simone até Uakti, e olhares diferenciados, mas sincrônicos dos coreógrafos.
 
Os ingressos para assistir ao espetáculo em São João Del Rei devem ser trocados por 1 litro de leite longa vida na secretaria do Teatro Municipal, já em Tiradentes a entrada é gratuita. As apresentações de “Entre Acasos” acontecerão por intermédio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo de Minas Gerais, com promoção da Prefeitura Municipal de São João Del Rei, Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Tiradentes, Secretaria de Cultura, Festival Artes das Vertentes numa realização do Núcleo de Arte e Dança e do Instituto ASAS; e patrocínio da Metalsider.


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Camara Municipal de São João Del Rei

Unimed São João Del Rei

Paulo Rivetti

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Venha se Hospedar na Morada do Sol

ATLHETIC CLUB

AGENCIA BRASIL

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

TURMA DO BUNEKO

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Stefan Salej

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!