Busca no Site:
Atos Públicos
 
11/10/2013 - GINCANA NAS ESCOLAS CONTRA A DENGUE
 

Gincana movimenta escolas contra a Dengue

Por Gazeta de São João del-Rei em 11/10/2013

Mais de 1,5 mil crianças de 11 escolas municipais de São João del-Rei estão ansiosas à espera da próxima segunda-feira, 14. Nessa data, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias, vai divulgar qual instituição recolheu mais possíveis criadouros de Dengue na cidade. No mutirão que já acontece no município há quase um mês, alunos do pré-escolar até a 4ª série percorrem residências e ruas da cidade retirando de circulação garrafas, copinhos descartáveis, latas, pratinhos de vasos de planta, pneus e quaisquer objetos que possam servir de abrigo para larvas do Aedes aegypti. “Queremos mobilizá-las porque quanto mais cedo houver consciência, melhor. Além disso, as crianças são nossos agentes mirins: elas cobram posturas e cuidado dos pais, o que nos ajuda muito”, explicou o coordenador da área em São João del-Rei, Jean Vilela.

Todas as instituições participantes receberão prêmios como passeios de trem gratuitos ou um dia de lazer no Balneário Águas Santas, além de certificados de participação. Só uma, porém, será consagrada campeã com prêmio especial ainda a ser definido e título de maior defensora contra a Dengue no município. Para isso, precisa recolher a maior quantidade de recipientes de risco. “Eles serão contados individualmente. As coletas terminaram hoje, 11, para começarmos a apuração”, completou Vilela. Todo material será doado para reutilização na Associação dos Catadores de Material Reciclável (Ascas) de São João del-Rei.

No início do ano, as crianças também foram protagonistas das ações do setor de Endemias através de aulas especiais e passeatas de conscientização.

Água sanitária
Já assumida como arma potente no combate ao mosquito da Dengue, a água sanitária também exercerá papel importante na maratona de realizações contra o Aedes aegypti. O setor de Endemias vai distribuir mais de 3,7 mil litros do produto nas escolas, além de planfletos didáticos explicando a utilização do líquido. “Sabe-se que, diluída em água pura, a água sanitária é muito potente e impede o desenvolvimento da larva para mosquito”, explicou o coordenador da pasta.

Terminada a apuração da gincana escolar, o setor de Endemias segue para mais um mapeamento de focos de Dengue através do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa). Da terça-feira, 15, a quinta-feira, 17, mais de 55 agentes percorrerão a cidade à procura de larvas do mosquito e orientando a população. “São ações continuadas, complementando as maratonas nos bairros, as visitas em domicílio e o fechamento das caixas d’água. Não podemos parar”, finalizou Vilela.



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












TURMA DO BUNEKO

Stefan Salej

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Unimed São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Camara Municipal de São João Del Rei

ATLHETIC CLUB

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Paulo Rivetti

www.canilmolossosdecamargos.com.br

AGENCIA BRASIL

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!