Busca no Site:
Atos Públicos
 
28/03/2014 - A LUTA DE BETINHO CONTINUA
 
Betinho vive! Este foi o pensamento de todos que compareceram à comemoração pelos 20 anos do Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, que aconteceu quinta-feira (27). O encontro, que reuniu estudantes, professores, representantes e vereadores de São João del-Rei, Barbacena, Carandaí, Conselheiro Lafaeite, Antônio Carlos e Desterro do Melo, tratou das questões que envolvem o combate à fome e à luta, além das ações para manter uma alimentação de qualidade entre as populações mais carentes. 
 
A Coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar Sustentável Vertentes II (CRSANS), Merilane Cardoso, iniciou as atividades relembrando a história de Betinho. “É impossível falar de combate à fome sem falar sobre o Betinho” disse. O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundou o IBASE em 1981 e, na década de 1990, tornou-se símbolo de cidadania no Brasil ao liderar a campanha contra a fome. Betinho mobilizou a sociedade brasileira para enfrentar a pobreza e as desigualdades. Hemofílico, morreu de AIDS em 9 de agosto de 1997, deixando um exemplo de solidariedade e de luta pela transformação social.                                                            
 Merilane chamou para compor a mesa, os vereadores Carlos Alberto de Barbacena e Fábio da Silva de São João del-Rei, o Doutor Julian Stelmmer, do Programa Mais Médicos, a estudante Nirlene representante do Levante Popular da Juventude e a coordenadora do CRSANS Vertentes I, Maria da Conceição. Segundo Merilane, ações como estas são fundamentais. “É importante pautar o governo municipal e das cidades vizinhas, sobre o combate à fome. Estas questões têm que ser tratadas como prioridade em todas as cidades da região", enfatizou.
 
O vereador de Barbacena, Carlos Alberto, falou sobre a questão do combate à fome atualmente e sobre as alternativas de combate à miséria. “Até há algum tempo atrás, não se pensava falar sobre o assunto e nem se investia na agricultura familiar, hoje, isso é uma realidade em todo o país”, disse. 
 
Uma das falas mais aclamadas foi a do médico Julian. Ele apresentou o olhar da medicina sobre a questão da alimentação saudável, além de destacar sobre a realidade do povo alemão sobre a questão. Segundo Julian, após fazer uma pesquisa e uma análise da realidade brasileira e alemã, ele pôde constatar que a cada 3 três minutos, uma pessoa morre de fome no mundo. "A fome mata muito mais que muitas doenças, como a malária, por exemplo. A fome é um problema estrutural e político, tanto aqui no Brasil quanto na Alemanha, quinhentas mil crianças alemãs são subnutridas”, ressatou. 
 
Muitas outras questões foram levantadas sobre o combate à fome e principalmente a questão do uso excessivo de agrotóxicos nas fazendas. A Secretaria Merilane se emocionou com a consciência da nova geração.“É emocionante ver tantos jovens conscientes sobre a questão do combate fome e a miséria, ver que o trabalho do Betinho está vivo em tantos jovens hoje em dia”.
 
Fotos: Antônio Celso Toco 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Unimed São João Del Rei

ATLHETIC CLUB

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Venha se Hospedar na Morada do Sol

TURMA DO BUNEKO

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Camara Municipal de São João Del Rei

AGENCIA BRASIL

Paulo Rivetti

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Stefan Salej

www.canilmolossosdecamargos.com.br

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!