Busca no Site:
Atos Públicos
 
28/03/2014 - A LUTA DE BETINHO CONTINUA
 
Betinho vive! Este foi o pensamento de todos que compareceram à comemoração pelos 20 anos do Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, que aconteceu quinta-feira (27). O encontro, que reuniu estudantes, professores, representantes e vereadores de São João del-Rei, Barbacena, Carandaí, Conselheiro Lafaeite, Antônio Carlos e Desterro do Melo, tratou das questões que envolvem o combate à fome e à luta, além das ações para manter uma alimentação de qualidade entre as populações mais carentes. 
 
A Coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar Sustentável Vertentes II (CRSANS), Merilane Cardoso, iniciou as atividades relembrando a história de Betinho. “É impossível falar de combate à fome sem falar sobre o Betinho” disse. O sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundou o IBASE em 1981 e, na década de 1990, tornou-se símbolo de cidadania no Brasil ao liderar a campanha contra a fome. Betinho mobilizou a sociedade brasileira para enfrentar a pobreza e as desigualdades. Hemofílico, morreu de AIDS em 9 de agosto de 1997, deixando um exemplo de solidariedade e de luta pela transformação social.                                                            
 Merilane chamou para compor a mesa, os vereadores Carlos Alberto de Barbacena e Fábio da Silva de São João del-Rei, o Doutor Julian Stelmmer, do Programa Mais Médicos, a estudante Nirlene representante do Levante Popular da Juventude e a coordenadora do CRSANS Vertentes I, Maria da Conceição. Segundo Merilane, ações como estas são fundamentais. “É importante pautar o governo municipal e das cidades vizinhas, sobre o combate à fome. Estas questões têm que ser tratadas como prioridade em todas as cidades da região", enfatizou.
 
O vereador de Barbacena, Carlos Alberto, falou sobre a questão do combate à fome atualmente e sobre as alternativas de combate à miséria. “Até há algum tempo atrás, não se pensava falar sobre o assunto e nem se investia na agricultura familiar, hoje, isso é uma realidade em todo o país”, disse. 
 
Uma das falas mais aclamadas foi a do médico Julian. Ele apresentou o olhar da medicina sobre a questão da alimentação saudável, além de destacar sobre a realidade do povo alemão sobre a questão. Segundo Julian, após fazer uma pesquisa e uma análise da realidade brasileira e alemã, ele pôde constatar que a cada 3 três minutos, uma pessoa morre de fome no mundo. "A fome mata muito mais que muitas doenças, como a malária, por exemplo. A fome é um problema estrutural e político, tanto aqui no Brasil quanto na Alemanha, quinhentas mil crianças alemãs são subnutridas”, ressatou. 
 
Muitas outras questões foram levantadas sobre o combate à fome e principalmente a questão do uso excessivo de agrotóxicos nas fazendas. A Secretaria Merilane se emocionou com a consciência da nova geração.“É emocionante ver tantos jovens conscientes sobre a questão do combate fome e a miséria, ver que o trabalho do Betinho está vivo em tantos jovens hoje em dia”.
 
Fotos: Antônio Celso Toco 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












www.canilmolossosdecamargos.com.br

Paulo Rivetti

Stefan Salej

TURMA DO BUNEKO

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

AGENCIA BRASIL

ATLHETIC CLUB

Camara Municipal de São João Del Rei

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Unimed São João Del Rei

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2019 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!