Busca no Site:
Atos Públicos
 
08/04/2014 - RESGATANDO O BORDADO ANTIGO
 

 

  Moradoras de São Sebastião da Vitória se reúnem todas as sexta-feiras às 13h, para aprender a arte do bordado na oficina Resgatando o Bordado Antigo. A oficina é organizada pelo CRAS Rural e diversas moradoras do distrito participam das atividades. O projeto disponibiliza os materiais para a confecção, lanche, brinquedoteca para as crianças, além de receberem orientação de duas instrutoras que ensinam os pontos.

    

 

 O bordado, diferente do crochê e do tricô, consiste em criar desenhos feitos com linhas no tecido. Atualmente ele vem perdendo muito de sua essência devido a produção em larga escala. Muitos pontos não são mais utilizados, pois antigamente eram técnicas passadas de mãe para filha.

 

 

 

   

 O projeto além de resgatar a essência do bordado, pretende também preservar esta cultura. Conceição de Souza é uma das instrutoras e sabe a importância de se preservar esta tradição. “Ao final do curso vamos montar um livro com todos os bordados produzidos aqui na oficina, que além de mostrar o trabalho da comunidade, também vai servir para preservar estes pontos”, disse.

  

 O projeto teve tanta gente inscrita que o Coordenador do CRAS Rural Valderi Leite já planeja levá-lo para outros locais de São João del-Rei e da zona rural. Para Valderi foi uma surpresa a quantidade de crianças inscritas no projeto. “Quando criamos o projeto, não sabíamos que ele teria um  número tão grande de crianças inscritas, nos próximos dias criaremos uma nova que turma para que todas possam ser atendidas", destacou.

  

 Além de preservar a tradição, muitas pessoas já planejam ganhar dinheiro com o bordado. Este é o caso de Francismara Terezinha das Graças. “Fazer bordado é muito bom e eu quero fazer alguns trabalhos para ganhar dinheiro, vendendo o que eu produzir”, planejou. O projeto encontra-se em fase de teste na comunidade, mas logo vai ser levado para outros locais do município e da zona rural.

 

 

 

 É assim que a Prefeitura de São João del-Rei trabalha, preservando tradições e gerando renda. 

 

 

 

 

Fotos: Antônio Celso Toco - Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de São João Del Rei

 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

TURMA DO BUNEKO

AGENCIA BRASIL

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Unimed São João Del Rei

Stefan Salej

ATLHETIC CLUB

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Paulo Rivetti

Camara Municipal de São João Del Rei

www.canilmolossosdecamargos.com.br

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!