O bordado, diferente do crochê e do tricô, consiste em criar desenhos feitos com linhas no tecido. Atualmente ele vem perdendo muito de sua essência devido a produção em larga escala. Muitos pontos não são mais utilizados, pois antigamente eram técnicas passadas de mãe para filha.
O projeto além de resgatar a essência do bordado, pretende também preservar esta cultura. Conceição de Souza é uma das instrutoras e sabe a importância de se preservar esta tradição. “Ao final do curso vamos montar um livro com todos os bordados produzidos aqui na oficina, que além de mostrar o trabalho da comunidade, também vai servir para preservar estes pontos”, disse.
O projeto teve tanta gente inscrita que o Coordenador do CRAS Rural Valderi Leite já planeja levá-lo para outros locais de São João del-Rei e da zona rural. Para Valderi foi uma surpresa a quantidade de crianças inscritas no projeto. “Quando criamos o projeto, não sabíamos que ele teria um número tão grande de crianças inscritas, nos próximos dias criaremos uma nova que turma para que todas possam ser atendidas", destacou.
Além de preservar a tradição, muitas pessoas já planejam ganhar dinheiro com o bordado. Este é o caso de Francismara Terezinha das Graças. “Fazer bordado é muito bom e eu quero fazer alguns trabalhos para ganhar dinheiro, vendendo o que eu produzir”, planejou. O projeto encontra-se em fase de teste na comunidade, mas logo vai ser levado para outros locais do município e da zona rural.

É assim que a Prefeitura de São João del-Rei trabalha, preservando tradições e gerando renda.
Fotos: Antônio Celso Toco - Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de São João Del Rei