Busca no Site:
Atos Públicos
 
08/04/2014 - RESGATANDO O BORDADO ANTIGO
 

 

  Moradoras de São Sebastião da Vitória se reúnem todas as sexta-feiras às 13h, para aprender a arte do bordado na oficina Resgatando o Bordado Antigo. A oficina é organizada pelo CRAS Rural e diversas moradoras do distrito participam das atividades. O projeto disponibiliza os materiais para a confecção, lanche, brinquedoteca para as crianças, além de receberem orientação de duas instrutoras que ensinam os pontos.

    

 

 O bordado, diferente do crochê e do tricô, consiste em criar desenhos feitos com linhas no tecido. Atualmente ele vem perdendo muito de sua essência devido a produção em larga escala. Muitos pontos não são mais utilizados, pois antigamente eram técnicas passadas de mãe para filha.

 

 

 

   

 O projeto além de resgatar a essência do bordado, pretende também preservar esta cultura. Conceição de Souza é uma das instrutoras e sabe a importância de se preservar esta tradição. “Ao final do curso vamos montar um livro com todos os bordados produzidos aqui na oficina, que além de mostrar o trabalho da comunidade, também vai servir para preservar estes pontos”, disse.

  

 O projeto teve tanta gente inscrita que o Coordenador do CRAS Rural Valderi Leite já planeja levá-lo para outros locais de São João del-Rei e da zona rural. Para Valderi foi uma surpresa a quantidade de crianças inscritas no projeto. “Quando criamos o projeto, não sabíamos que ele teria um  número tão grande de crianças inscritas, nos próximos dias criaremos uma nova que turma para que todas possam ser atendidas", destacou.

  

 Além de preservar a tradição, muitas pessoas já planejam ganhar dinheiro com o bordado. Este é o caso de Francismara Terezinha das Graças. “Fazer bordado é muito bom e eu quero fazer alguns trabalhos para ganhar dinheiro, vendendo o que eu produzir”, planejou. O projeto encontra-se em fase de teste na comunidade, mas logo vai ser levado para outros locais do município e da zona rural.

 

 

 

 É assim que a Prefeitura de São João del-Rei trabalha, preservando tradições e gerando renda. 

 

 

 

 

Fotos: Antônio Celso Toco - Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de São João Del Rei

 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Venha se Hospedar na Morada do Sol

Paulo Rivetti

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

AGENCIA BRASIL

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Camara Municipal de São João Del Rei

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

ATLHETIC CLUB

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

TURMA DO BUNEKO

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Stefan Salej

Unimed São João Del Rei

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2019 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!