Busca no Site:
Atos Públicos
 
10/04/2014 - FILARMÔNICA DE MINAS EM SÃO JOÃO DEL-REI
 

Com apoio da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, acontece no dia 12 de abril (sábado), às 20h, na igreja de São Francisco de Assis, a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Essa é a primeira turnê Estadual de 2014.

A entrada é gratuita e as senhas serão entregues uma hora antes da apresentação. A Filarmônica abre a série de atividades previstas dentre os eventos da Semana Santa de São João del-Rei. Sob regência do maestro Marcos Arakaki e com participação da soprano Melina Peixoto, da alto Luciana Monteiro, do tenor Marcos Liesenberg, do baixo Misael dos Santos e do Coral Ars Nova, serão interpretadas, em São João del-Rei, a Cantata nº 109, de Johann Sebastian Bach, e a Missa Pequena em Dó maior, de Joaquim de Paula Souza.

O maestro Marcos Arakaki

Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Bacharel em violino pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), concluiu seu mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts em 2004, sob orientação do maestro Lanfranco Marcelletti. Marcos Arakaki tem conduzido importantes orquestras brasileiras, além de orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, República Tcheca e Ucrânia. Sua trajetória artística é marcada por prêmios como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, promovido pela Orquestra Petrobras Sinfônica em 2001, e I Prêmio Camargo Guarnieri, realizado pelo Festival de Campos do Jordão em 2009.

Foi regente titular da Sinfônica da Paraíba e da Sinfônica Brasileira Jovem por quatro temporadas, com grande reconhecimento da crítica especializada e do público. Gravou a trilha sonora do filme Nosso Lar, composta por Philip Glass (2010), à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Marcos Arakaki é Regente Associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regente titular da Orquestra Sinfônica UFPB e professor visitante da Universidade Federal da Paraíba.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Um dos únicos projetos mundiais de orquestra sinfônica do início do século XXI, a Filarmônica de Minas Gerais foi criada, em 2008, pelo Governo de Minas, com o intuito de inserir o Estado nos circuitos nacional e internacional da música clássica. 

Com excelência artística, vigorosa programação e reconhecimento de três importantes premiações – prêmio Carlos Gomes de melhor orquestra brasileira, melhor grupo musical erudito pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) e Prêmio Carlos Gomes de melhor regente brasileiro, recebido pelo maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica –, a Orquestra torna-se referência no Brasil e vai conquistando seu espaço internacionalmente.

Desde sua criação, a Filarmônica de Minas Gerais apresenta-se regularmente em Belo Horizonte, em duas séries no Palácio das Artes, em Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos, além de realizar turnês por Minas Gerais e pelo país. Visitou cidades de todas as regiões brasileiras e mineiras, algumas delas mais de uma vez. A Orquestra também tem se apresentado na Sala São Paulo, nos teatros municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo e participa dos principais eventos de música clássica do país, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, os Concertos Paulínia e a Rio Folle Journée, entre outros. A primeira turnê internacional da Filarmônica ocorreu em 2012, com cinco concertos na Argentina e no Uruguai.

Como ações de estímulo à música, a Filarmônica de Minas Gerais promove o Festival Tinta Fresca, destinado a compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil, que abre oportunidade para jovens regentes brasileiros.

SERVIÇO

Que: Filarmônica de Minas Gerais

Quando: 12 de abril, às 20h

Onde: Igreja de São Francisco de Assis,  São João del-Rei-MG

Quanto: Gratuito

Entrega de senhas uma hora antes. Informações: (32) 3371-8606

 
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del-Rei


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












TURMA DO BUNEKO

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

ATLHETIC CLUB

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Camara Municipal de São João Del Rei

AGENCIA BRASIL

Unimed São João Del Rei

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Stefan Salej

Paulo Rivetti

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Venha se Hospedar na Morada do Sol

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!