Busca no Site:
Atos Públicos
 
28/05/2014 - DAMAE LIMPA A REPRESA MAIS ANTIGA, NA CACHOEIRA DO 14
 

 

  O DAMAE - Departamento Autônomo Municipal de Água e de Esgoto tem vários sistemas de captação, tratamento e redes para realizar o abastecimento de água de São João del-Rei. O mais antigo de todos funciona há mais de 100 anos. Na Estação de Tratamento de Água, que fica no bairro Bonfim, uma placa comemorativa data do ano de 1887. Naquele ano, ainda no século XIX, foi executado o primeiro projeto de grande porte para oferecer água tratada e canalizada para nossa população.

  

    O projeto foi feito pelos Engenheiros Bicalho e Hermillo Alves (que hoje dão nome a ruas do centro histórico). Avançado e elogiado, pelo alcance e ousadia, o novo sistema, que viria a substituir os antigos chafarizes, foi buscar água a mais de 10 quilômetros de distância do núcleo urbano. A região escolhida, a caminho do Morro Grande, é conhecida como Cachoeira do 14. Dali, por gravidade, sem uso de motores ou bombas e, portanto, sem despesas com eletricidade, milhões de litros de água são escoados  por pelo menos 12 KM, até o bairro Bonfim, de onde a água é distribuída para cerca de 25 mil pessoas, depois de ser decantada, filtrada e clorada.

  

    O DAMAE construiu uma casa no local e a represa é cuidada por um servidor da Autarquia. O DAMAE foi organizado juridicamente e recebeu autonomia no ano de 1967. Mas a prefeitura sempre cuidou do sistema da água da cidade. Dona Edna, esposa do atual responsável pela área, nasceu e cresceu no local, vendo e acompanhando o trabalho de seu pai e do avô, que também trabalharam para a prefeitura de São João del-Rei.

    Hoje, entre outros cuidados, o casal ajuda a orientar os banhistas que frequentam a cachoeira, que fica cerca de 100 metros abaixo da represa e das chincanas, que realizam a primeira decantação das águas. O córrego que passa no local é o mesmo que, alimentado por outras pequenas nascentes, recebe o nome de Água Limpa e corta o bairro de Matosinhos, encontrando com o Córrego do Lenheiro, perto da Rodoviária e desaguando no Rio das Mortes. Na altura do bairro Pio XII, perto do Trevo do Elói (BR 265), o DAMAE tem outra barragem e sistema de captação, de onde é retirada a água que abastece todo o Matosinhos, a partir da Estação de Tratamento do Pio XII.

 

    Servidores do DAMAE, motoristas, bombeiros, auxiliares e operadores foram escalados para atuar na limpeza da barragem do 14, na manhã do dia 14 de maio. Mesmo com a baixa temperatura, eles entraram na água, para remover os resíduos que se acumulavam no local. Os bairros atendidos por este sistema foram comunicados sobre a interrupção no abastecimento, mas a higienização foi tão bem sucedida, graças ao empenho e experiência dos servidores, que não chegou a afetar o abastecimento, uma vez que o reservatório do Bonfim não chegou a ficar vazio.

    Desde 2013, o DAMAE estabeleceu um cronograma de limpeza de represas, barragens, filtros, chincanas, estações de tratamento e reservatórios. Os trabalhos são organizados e supervisionados pelo Diretor de Serviços de Abastecimento de Água, José Cosme do Nascimento, o Zezé (de camisa amarela, na foto com o casal), que trabalha há 28 anos na Autarquia e que é filho do antigo Diretor Chico Bené, que por várias gestões cuidou da água da cidade.

 

 

Texto e fotos: Luciano Nascimento

 

Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

AGENCIA BRASIL

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Camara Municipal de São João Del Rei

Paulo Rivetti

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

ATLHETIC CLUB

Stefan Salej

Venha se Hospedar na Morada do Sol

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Unimed São João Del Rei

TURMA DO BUNEKO

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!