Busca no Site:
Atos Públicos
 
05/06/2014 - SANEAMENTO É BÁSICO
 

Duas palestras sobre saneamento marcam a véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente

    “Para cada um Real investido em saneamento básico, são economizados 4 Reais em gastos com a saúde”.  Esta foi uma das provocações feitas pela Professora Fernanda Nascimento Aihara, durante sua palestra com o tema “Saneamento é básico”,  na tarde desta quarta-feira, 4, no anfiteatro do campus Santo Antônio, na UFSJ.

    Docente do Instituto Federal de Tecnologia, o IFET Sudeste, Fernanda trouxe dados e estatísticas que demonstram a importância dos investimentos em saneamento. No Brasil, por dia, em média, ainda morrem 7 pessoas com diarreia. Essa doença é facilmente contraída através do consumo de água contaminada.  700 mil são internadas anualmente na rede pública de saúde, devido à falta de coleta e tratamento de esgotos sanitários.

    Com dados do Instituto Trata Brasil, a  professora mostrou também que pelo menos 18 milhões de pessoas ainda não têm acesso a um banheiro de uso doméstico. Hoje, menos da metade do esgoto do país é coletada (48,1%) e, deste percentual, pouco mais de um terço recebem tratamento (37,5%).

   Com Plano Nacional de Saneamento a projeção é a de que, até o ano de 2030, o Brasil alcance índices melhores, com metas de 98% da população servida com água potável, 88% de tratamento de esgotos e 100% de coleta de resíduos. Também falando de Saneamento, o diretor geral do DAMAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de São João del-Rei, Gustavo Gastão, apresentou dados de sua gestão e os novos projetos da autarquia.

 

DAMAE APRESENTA RELATÓRIO E PROJETOS

 

    Com 14 poços artesianos na área urbana e mais 11 na zona rural, além de dois novos em construção nos povoados Mumberra e Canela, que ficam próximos ao distrito do Rio das Mortes, a cidade conta também com 3 grandes subsistemas de captação superficial. Através de estações de bombeamento e recalque o DAMAE retira água dos Córregos Água Limpa, Rio Acima e Ribeirão Xavier, além da Mina da Beta, na área central, uma antiga mineração de ouro.

 

    “Contexto atual do saneamento de São João del-Rei e seu impacto no Rio das Mortes”, este foi o tema da palestra de Gustavo Gastão, que  apresentou um mini-relatório financeiro da autarquia, que hoje tem pequena capacidade de investimento, em função do alto índice de inadimplência, que ainda beira a taxa de 28%. Por outro lado, as dívidas ativas estão sendo executadas judicialmente e isto pode ajudar a mudar o quadro.

   Outra perspectiva importante é a conclusão do Projeto de Saneamento, que recebeu aprovação do Ministério das Cidades e foi contemplado com 42 milhões de Reais do Programa de Aceleração do Crescimento. Uma das obras mais importantes será a construção da Primeira Estação de Tratamento de Esgotos do DAMAE, que vai minimizar a poluição provocada pela cidade no Rio Mortes.

DESENVOVIMENTO URBANO, SUSTENTABILIDADE E PARCERIA REGIONAL

    As duas palestras fizeram parte da programação da VII Semana do Meio Ambiente de São João del-Rei, promovida pela Secretaria de Desenvovimento Urbano e Sustentabilidade de São João del-Rei. Neste ano, a Semana Municipal está inserida e é parceira do Seminário Regional "O Rio das Mortes Quer Viver". Idealizadora do evento regional, a Prefeitura de Barbacena foi representada pelo Secretário da Casa Civil, José Augusto Pena Neves, que falou em nome do Prefeito Antônio Carlos Dorga de Andrada.

    "Barbacena viveu momentos de grande apreensão, quando um grave acidente ambiental interrompeu o abastecimento de água na cidade, em 2013. Foi quando a população se deu conta do quanto aquele recurso (o Rio) era importante." declarou José Augusto, relembrando  o episódio em que após o roubo de uma carga de combustível, milhares de litros de óleo diesel foram derramados no leito do Rio das  Mortes, afetando  o abasteciemento de mais de 70% da população de Barbacena. Na ocasião, mais de 90 mil pessoas foram afetadas, por aproximadamente 30 dias e a cidade criou um comitê de crise e contou com o apoio de várias cidades e empresas da região, incluindo São João del-Rei, que cedeu  o caminhão pipa do DAMAE.

 

    O Diretor de Marketing, Bruno Simões Coelho e o Diretor de Meio Ambiente, Sérgio Grossi também prestigiaram as palestras. A logo do evento traz um Beija-Flor e uma gota de água, como símbolos do resgate do Rio. Mesmo não tendo sido combinado entre os participantes,  a fábula na qual um Beija-Flor tenta apagar um incêndio, carregando água no bico, acabou sendo mencionada por 3 vezes. A primeira palestrante trouxe até mesmo um slide, contando a história, onde questionado sobre a validade de seu esforço, o beija-flor responde, dizendo que estava fazendo a sua parte.

    Maria Cristina, Vice-Prefeita e Secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, representando o Prefeito Professor Helvécio, recepcionou aos palestrantes e convidados. A Secretária falou sobre as dificuldades de mobilização da população para que todos se tornem agentes ativos nas questões ambientais. "É mais fácil reclamar do que se tornar ator e coadjuvante nas ações para melhorar", remetendo a uma questão comum, quando o assunto é meio ambiente. Há muito mais gente falando, do que agindo, de fato e de verdade, quando é precisar mudar comportamentos e tomar decisões que afetam a vida em família, na sociedade e no planeta. Saneamento é básico, comprometimento é essencial.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI 



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

AGENCIA BRASIL

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Camara Municipal de São João Del Rei

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Unimed São João Del Rei

TURMA DO BUNEKO

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Paulo Rivetti

Stefan Salej

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Venha se Hospedar na Morada do Sol

ATLHETIC CLUB

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!