Busca no Site:
Atos Públicos
 
13/08/2014 - LIXO E CIDADANIA
 

O Seminário de Estruturação do Fórum Regional:  Lixo e Cidadania foi realizado no dia 12 de agosto, das 8h30 às 12h30 na sede da AMVER

     O Consórcio de Gestão de Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes – CIGEDAS,  e o Fórum do Lixo e Cidadania de São João del-Rei  realizaram, dia 12, o  Seminário de Estruturação do Fórum Regional: Lixo e Cidadania.

     O lixo é um problema mundial, com o aumento da população e do consumo produzimos muito mais dejetos do que a terra pode suportar.  Essa questão vem sendo debatida em todos os setores, inclusive pela questão da Lei 12.3052010 que marcou uma data para o fim dos lixões, no último dia 02 de agosto. A Lei envolve toda a sociedade nesta questão. Para que os aterros controlados recebam apenas material que não pode ser reciclado é preciso que cada pessoa em sua casa comece a separar o lixo. O poder público deve providenciar a coleta seletiva e os catadores se organizarem em cooperativas para a reciclagem. O caminho é longo, mas não temos como escapar dele, temos que enfrentar o desafio e juntos  garantir que as gerações vindouras tenham condição de habitar esse planeta tão generoso.

Concepção artística da Agência Espacial Europeia - ESA, mostra o lixo espacial na órbita terrestre em 2008.

A Secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade destacou que o município tem trabalhado incansavelmente para que nossa cidade atenda as determinações quanto à destinação dos resíduos sólidos. Segundo ela, a cerca de 1 ano e meio atrás, o lixão de São João del-Rei tinha montanhas de lixo, fogo constante e todas as mazelas que esta forma  impensada de descartar o lixo pode trazer.  E ressaltou: “Hoje temos um aterro controlado e estamos trabalhando junto com os catadores na organização da cooperativa dos catadores,  COOPVIDA. Mas, nada disso tem valore sem o envolvimento da população, o cidadão é o ator principal para a reciclagem ”.

A primeira palestra, do Superintendente do Desenvolvimento Urbano, Paulo César Giarola,  mostrou como a prefeitura recebeu o lixão da cidade num estado desolador. De acordo com o que foi demonstrado, neste um ano e meio, o trabalho tem sido intenso, foram 10 meses para transformar o lixão em  Aterro Controlado. As fotos apresentadas por ele mostram a grande mudança. E o esforço agora é dar uma vida digna aos catadores com a implantação do galpão de triagem e os catadores cooperativados.

     Em seguida a apresentação do Coordenador Regional da Bacia do Rio Grande e Promotor de Justiça, Bergson Cardoso, foi muito proveitosa e esclarecedora.  Ele apontou a questão do consumo desenfreado e a consequente produção de lixo. Trouxe dados e caminhos das cidades que já avançaram na questão dos resíduos sólidos e despertou em todos nós o desejo de participar dessa  revolução ambiental, ou seja, nos deu animo para repensar nossos  padrões de comportamento para participar ativamente do processo de reciclagem do nosso lixo.

O Prefeito de Resende Costa e presidente do CIGEDAS (Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes), Aurélio Suenes,  apresentou os avanços e dificuldades para implementação da nova política de gestão ambiental sustentável .

 E tivemos ainda as palestras do  pesquisador da Fundação Israel Pinheiro, Eualdo Lima Pinheiro que falou sobre o programa “Minas sem Lixões e do Secretário Executivo do Fórum Lixo e Cidadania de São João del-Rei, Roberto Lira, que discorreu sobre as ações estratégicas para implantação do Fórum nos Municípios do CIGEDAS.

Estavam também presentes no seminário: Sinara Rafaela Campos, prefeita de Santa Cruz de Minas; Ralph Justino, prefeito de Tiradentes; Irimar José Mendes, prefeito de São Tiago aém dos representates dos municípios de Barroso e Conceição da Barra e do IF Sudeste -  Intituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Sudeste de MInas Gerais

Somos os principais atores desta ação, você, eu e todos nós. Vamos ficar atentos, vamos pensar como descartar nosso lixo. Vamos separar o lixo em nossas casas, vamos contribuir para a vida no nosso planeta! Todos juntos podemos mudar essa situação!

Prefeitura de São João del-Rei - Tempos de mudança!

Fotos do seminário: Antônio Celso Toco

 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Stefan Salej

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Unimed São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Camara Municipal de São João Del Rei

Paulo Rivetti

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

ATLHETIC CLUB

TURMA DO BUNEKO

AGENCIA BRASIL

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

www.canilmolossosdecamargos.com.br

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!