Busca no Site:
Atos Públicos
 
13/08/2014 - LIXO E CIDADANIA
 

O Seminário de Estruturação do Fórum Regional:  Lixo e Cidadania foi realizado no dia 12 de agosto, das 8h30 às 12h30 na sede da AMVER

     O Consórcio de Gestão de Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes – CIGEDAS,  e o Fórum do Lixo e Cidadania de São João del-Rei  realizaram, dia 12, o  Seminário de Estruturação do Fórum Regional: Lixo e Cidadania.

     O lixo é um problema mundial, com o aumento da população e do consumo produzimos muito mais dejetos do que a terra pode suportar.  Essa questão vem sendo debatida em todos os setores, inclusive pela questão da Lei 12.3052010 que marcou uma data para o fim dos lixões, no último dia 02 de agosto. A Lei envolve toda a sociedade nesta questão. Para que os aterros controlados recebam apenas material que não pode ser reciclado é preciso que cada pessoa em sua casa comece a separar o lixo. O poder público deve providenciar a coleta seletiva e os catadores se organizarem em cooperativas para a reciclagem. O caminho é longo, mas não temos como escapar dele, temos que enfrentar o desafio e juntos  garantir que as gerações vindouras tenham condição de habitar esse planeta tão generoso.

Concepção artística da Agência Espacial Europeia - ESA, mostra o lixo espacial na órbita terrestre em 2008.

A Secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade destacou que o município tem trabalhado incansavelmente para que nossa cidade atenda as determinações quanto à destinação dos resíduos sólidos. Segundo ela, a cerca de 1 ano e meio atrás, o lixão de São João del-Rei tinha montanhas de lixo, fogo constante e todas as mazelas que esta forma  impensada de descartar o lixo pode trazer.  E ressaltou: “Hoje temos um aterro controlado e estamos trabalhando junto com os catadores na organização da cooperativa dos catadores,  COOPVIDA. Mas, nada disso tem valore sem o envolvimento da população, o cidadão é o ator principal para a reciclagem ”.

A primeira palestra, do Superintendente do Desenvolvimento Urbano, Paulo César Giarola,  mostrou como a prefeitura recebeu o lixão da cidade num estado desolador. De acordo com o que foi demonstrado, neste um ano e meio, o trabalho tem sido intenso, foram 10 meses para transformar o lixão em  Aterro Controlado. As fotos apresentadas por ele mostram a grande mudança. E o esforço agora é dar uma vida digna aos catadores com a implantação do galpão de triagem e os catadores cooperativados.

     Em seguida a apresentação do Coordenador Regional da Bacia do Rio Grande e Promotor de Justiça, Bergson Cardoso, foi muito proveitosa e esclarecedora.  Ele apontou a questão do consumo desenfreado e a consequente produção de lixo. Trouxe dados e caminhos das cidades que já avançaram na questão dos resíduos sólidos e despertou em todos nós o desejo de participar dessa  revolução ambiental, ou seja, nos deu animo para repensar nossos  padrões de comportamento para participar ativamente do processo de reciclagem do nosso lixo.

O Prefeito de Resende Costa e presidente do CIGEDAS (Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes), Aurélio Suenes,  apresentou os avanços e dificuldades para implementação da nova política de gestão ambiental sustentável .

 E tivemos ainda as palestras do  pesquisador da Fundação Israel Pinheiro, Eualdo Lima Pinheiro que falou sobre o programa “Minas sem Lixões e do Secretário Executivo do Fórum Lixo e Cidadania de São João del-Rei, Roberto Lira, que discorreu sobre as ações estratégicas para implantação do Fórum nos Municípios do CIGEDAS.

Estavam também presentes no seminário: Sinara Rafaela Campos, prefeita de Santa Cruz de Minas; Ralph Justino, prefeito de Tiradentes; Irimar José Mendes, prefeito de São Tiago aém dos representates dos municípios de Barroso e Conceição da Barra e do IF Sudeste -  Intituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Sudeste de MInas Gerais

Somos os principais atores desta ação, você, eu e todos nós. Vamos ficar atentos, vamos pensar como descartar nosso lixo. Vamos separar o lixo em nossas casas, vamos contribuir para a vida no nosso planeta! Todos juntos podemos mudar essa situação!

Prefeitura de São João del-Rei - Tempos de mudança!

Fotos do seminário: Antônio Celso Toco

 


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Stefan Salej

www.canilmolossosdecamargos.com.br

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

ATLHETIC CLUB

Camara Municipal de São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

AGENCIA BRASIL

Unimed São João Del Rei

TURMA DO BUNEKO

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Paulo Rivetti

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!