Busca no Site:
Atos Públicos
 
20/08/2014 - 94 X 92 - COHAB COMEMORA VITÓRIA NO OP
 

Não era uma competição esportiva, mas quando saiu o resultado da votação, a festa parecia de conquista de título, com palmas, gritos e pulos. Uma festa da democracia. Assim foi concluída a segunda etapa do Orçamento Participativo, na Regional 05. O encontro aconteceu na Escola Celso Raimundo, no bairro COHAB.

    “Não esperava esta quantidade de gente”, confessou, surpreso, Leonardo Silveira. O Secretário de Governo dirigiu a reunião, desde o cadastramento até a decisão final, quando também expressou sua alegria e satisfação: “É isso que a gente quer: A participação popular”. 190 pessoas se inscreveram para votar. Resultado: 94 a 92.

    No total foram apresentadas cinco propostas, pré-selecionadas, a partir das sugestões levadas pelos moradores após a primeira reunião. A triagem feita pela Secretaria de Governo leva em conta aspectos de adequação orçamentária e aspectos legais, como normas ambientais e patrimoniais. Um galpão para projetos sociais, melhorias na Rua Itatiba e melhorias na Praça da COHAB fizeram parte da lista, mas não receberam votos.

    A disputa ficou mesmo por conta de dois outros projetos, para os quais as lideranças interessadas mobilizaram um total de quase duzentas pessoas. Além da divulgação feita pela Prefeitura através de rádios, carro de som, jornais e internet, no caso da Regional 05 os participantes fizeram também campanha porta a porta e através das redes sociais.

    Resultado: Noventa e quatro moradores da COHAB se dispuseram a votar pela construção de um Salão Comunitário no bairro. Juntos, eles venceram a também extraordinária mobilização dos amigos do Clube dos Vira-latas, um grupo informal composto por apenas 6 pessoas, mas que conta com a colaboração de vários voluntários, que também juntos, conseguiram levar noventa e duas pessoas interessadas e dispostas a contribuir com a construção de um canil, que possa servir de abrigo e ponto de apoio temporário, para dar suporte aos trabalhos de castração de cães de rua.

    “Perdemos. Mas, fazer o que, né? É a democracia! Agora vamos buscar outras alternativas”, comentou Ronaldo Galvão Cipriani, um dos defensores da proposta de construção do canil. Antes da votação Ronaldo, que é voluntário e outras pessoas do Clube, chegaram a conseguir um terreno público, com aproximadamente 200 m², na região do CTAN. Com o empenho demonstrado na reunião de ontem, certamente eles vão conseguir não só isto, como vão muito mais longe.

    A necessidade de um salão comunitário ficou também evidente durante a própria reunião. A sala de aula onde seria feita a reunião não comportou a quantidade de pessoas que foram até a escola, forçando a realização do encontro e da votação no pátio, que conta com pouca iluminação. Além do número de participantes, a Regional 5 tem outro recorde: O maior número de bairros e a maior área geográfica: COHAB, Colônia do Bengo, Colônia do Giarola, Jardim Colônia, Nascente do Sol, Parque São João del Rey, Portal Vila Rica, Colônia do Recodengo, Residencial Girassol, Residencial Maquiné, São Francisco, São Pedro, Solar da Serra, Vale Nascente do Sol, Vila do Carmo, Vila São Vicente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del-Rei 



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Unimed São João Del Rei

Camara Municipal de São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

ATLHETIC CLUB

TURMA DO BUNEKO

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Paulo Rivetti

Stefan Salej

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

AGENCIA BRASIL

www.canilmolossosdecamargos.com.br

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!