Busca no Site:
Atos Públicos
 
22/08/2014 - CONSELHO DE TRANSPORTE E TRÂNSITO
 

Desde o dia 07 de agosto de 2014, através do decreto 5.818, assinado pelo Prefeito Professor Helvécio, está nomeado o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. O Conselho foi criado em 20 de dezembro de 2013, pela lei 4.990. Mas, até agosto deste ano não havia sido formalizado. A Cerimônia de Posse aconteceu no dia 12 de agosto.

    Representantes das associações de moradores foram convidados, assim como representantes de outras entidades, para a eleição e composição do Conselho, no dia 06 de agosto, no Salão Nobre da Prefeitura. Na ocasião, paralelamente, foram eleitos os representantes da categoria dos mototaxistas. Messias Caetano dos Santos e Luiz Eduardo dos Santos foram os escolhidos entre os motociclistas de 6 empresas, incluindo a Cooperativa, que compareceram ao local.

    ELEIÇÃO

    Por meio de votação presencial, na mesma noite de 06 de agosto, foram escolhidos os representantes dos usuários. Todos os presentes tiveram a oportunidade de se candidatar e de expor os motivos pelos quais queriam participar do conselho e por que mereciam ser votados. Cada participante da reunião, candidato ou não, pode escolher 3 nomes, votando inclusive em si mesmos, caso quisessem. A reunião e a votação foram conduzidas por Luciana das Mercês Silva, da Secretaria de Governo, onde atua como Superintendente de Emprego, Trabalho e Renda. Os votos foram declarados verbal e nominalmente.

SOCIEDADE CIVIL

    Ao fim, Rafael Matos, Air de Souza Resende e Adriana Aparecida Rodrigues, como Titulares; e Sérgio Heitor de Ávila (bairro São Geraldo), Marcílio Rios de Lima (Vila Belizário) e Edlamar Assis Taroco (Colônia do Marçal), como suplentes, foram eleitos os representantes dos usuários do transporte coletivo na área urbana. Para representar os usuários da Zona Rural, distritos e comunidades, foram escolhidos os nomes de Leandro Miguel da Silva e Walderi Leite, Titulares; e Wander Ávila Vilas Boas, como suplentes.

    Pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transporte e Trânsito, Raimundo Gomes de Paula e Franciender Luiz Teixeira. Pelos Ciclistas, Maurício Giarola de Resende e José Mauro Caputo. As Cooperativas de Vans estão representadas por José Raimundo dos Santos e Isac Augusto de Carvalho. Representantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, Joana Magalhães e Pedro Rodrigues Silva também estão no Conselho.

    Pelo DCE, diretório Central dos Estudantes da UFSJ, Inara Rodrigues dos Santos e Júlia Louzada de Souza. Pela ASTÁXI, a Associação dos taxistas, foram eleitos João Batista dos Santos e Roberto da Silva. Para representar a empresa concessionária do transporte coletivo na cidade, atualmente a Viação Presidente, foram indicados Reginaldo Lúcio de Freitas e Ângelo Rafael do Nascimento. Pelas autoescolas, os indicados foram Antônio Carlos de Carvalho e Andreia Paula de Resende.

ENTIDADES GOVERNAMENTAIS

    Pela UFSJ, participam do Conselho, os servidores Fábio Chaves e André Andrade Resende Machado. Pela Polícia Civil, Dr. Rodrigo Crivellari de Pinho Tavares e Dr. Giovani de Paula Figueiredo.  Representam a PMMG, os Militares Sub-Tenente Fábio Adriano Andrade Gomes e Ricardo Belini Muffato de Souza, respectivamente, titulares e suplentes.

    Pelo Poder Público Municipal, os indicados são: Diego Rafael da Silva, Jonathan Nathan Alves, Luciana das Mercês Silva e Felipe Resende, da Secretaria de Governo. Pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, os representantes dos governo são Geraldo Luiz dos Santos e José Wilker Zeferino de Paiva, como titulares e Adalberto Ribeiro da Silva de Rafael Tadeu de Freitas, c omo suplentes.

    Flávia Maristela de Oliveira Ferreira e Thiago Dias Gimenez da Silva representam a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. Pela Cultura, os indicados são Anarlandi Aparecida Ribeiro Fuzzato e Rogério Luiz Ramos de Souza. Da Secretaria de Educação, a representação é de responsabilidade de Adriano Geraldo da Paz e Fábio Marcelino Bassi de Oliveira.

    O DAMAE está representando pelos servidores Mauro Henrique Vale e Camila Silveira de Carvalho. A Diretoria Municipal de Trânsito conta com quatro servidores do setor: o Diretor Greich Seixa Pereira, Aracélio José dos Santos, Daniel José Alves e Geraldo José Dias. O quadro de conselheiros poderá ser aumentado também quando for estabelecida a Guarda Municipal da cidade, para a qual também estão reservadas duas vagas.

POSSE E ATRIBUIÇÕES

    No dia 12 de agosto, no Salão Basílio Magalhães, o Salão Nobre da Prefeitura, foi realizada a cerimônia oficial de Posse do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes da cidade de São João del-Rei. O CMTT é um órgão de deliberação coletiva com várias atribuições. Entre os objetivos comuns estão a garantia da gestão democrática e a participação popular na proposição de diretrizes destinadas ao planejamento e à aplicação dos recursos orçamentários destinados à melhoria da mobilidade urbana.

    Normatização da circulação de carga e serviços, circulação urbana, inclusive a  mobilidade de pedestres; acompanhamento da gestão financeira do Sistema de Transporte Coletivo na cidade, convocação de audiências públicas, revisão do Plano Diretor, acompanhamento da elaboração e implementação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana estão entre as atribuições do novo conselho.

    Com 50% de representantes da sociedade civil e a outra metade das entidades governamentais, o Conselho tem 28 membros e seus respectivos suplentes. Com mandato de dois anos e possibilidade de recondução por mais dois anos, mediante eleição, a função de conselheiro é considerada prestação de serviço público relevante e não é remunerada. O novo conselho vai auxiliar também na definição das diretrizes que vão orientar a confecção do novo edital de licitação de tranporte coletivo urbano e rural na cidade de São João del-Rei, que deve ser publicado ainda em 2014.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del-Rei



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Venha se Hospedar na Morada do Sol

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Paulo Rivetti

www.canilmolossosdecamargos.com.br

AGENCIA BRASIL

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Stefan Salej

TURMA DO BUNEKO

Unimed São João Del Rei

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ATLHETIC CLUB

Camara Municipal de São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!