Busca no Site:
Atos Públicos
 
25/08/2014 - REDE DE AMPARO AOS SERVIDORES EM SITUAÇÃO DE USO, ABUSO OU DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
 

Nessa segunda-feira, 25, foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura, uma reunião que teve como objetivo, a assinatura do termo de adesão à Rede de Amparo aos Servidores em situação de risco, abuso ou dependência de álcool e outras drogas. Esse projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Administração por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e contou com a presença de secretários e lideranças municipais.

A Rede de Proteção tem o objetivo de acolher e assistir os servidores que se encontram em situação de dependência de álcool ou drogas. A Secretária de Administração, Leila Rodrigues foi a primeira a se pronunciar. “Já perdemos vários colegas com problemas de álcool e todos eles foram desamparados. O Professor Helvécio nos dá essa carta branca para que cuidemos e amparemos os funcionários. Em longo prazo, vamos erradicar essa estatística de servidores que se encontram nessa situação”, disse.

O projeto é inédito e para o Professor Helvécio, que esteve presente na reunião e assinou o termo, essa é uma forma de proporcionar dignidade aos servidores. “Sabemos que essa situação causa uma desestruturação familiar, a pessoa perde a noção de civilidade e o que queremos é que esses funcionários tenham saúde, consciência social e coragem para enfrentar esse tabu sem nenhum pudor”, destacou.

A Rede é resultado de uma série ações realizadas pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas desde o início de 2013, dentre elas, o recadastramento do servidor, que foi uma ferramenta de diagnosticar e conhecer melhor o perfil dos servidores. A Diretora Valéria Ângelo destacou que o servidor terá várias chances de ser atendido e recuperado, por meio dos Projetos Eiras e Beiras, que tem parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, do Grupo Recuperar e também o encaminhamento dos usuários ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Durante a reunião, a diretora apresentou às lideranças as cláusulas do termo e ainda destacou que a Rede de Proteção tem o objetivo de acolher e assistir o servidor, na busca de possíveis soluções para esses problemas. “Nosso desejo é que o servidor seja amparado e protegido. O principal é que ele não seja estigmatizado ou sofra preconceitos e, cada caso será analisado individualmente”, afirmou.

No final da reunião, o médico Dr. Rubens Farnese ministrou uma palestra sobre dependência química. De acordo com o médico, o alcoolismo é uma doença lenta, progressiva, envolvente e incurável se não for tratada e, a dependência do álcool e outras drogas podem causar doenças como gastrite, cirrose, tuberculose e depressão, dente várias outras. Durante o seu discurso, ele também parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “É uma iniciativa louvável e sabemos que quanto mais cedo for identificado o problema, maiores as chances de recuperação“, concluiu.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Paulo Rivetti

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

ATLHETIC CLUB

Camara Municipal de São João Del Rei

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

www.canilmolossosdecamargos.com.br

AGENCIA BRASIL

TURMA DO BUNEKO

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Stefan Salej

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Unimed São João Del Rei

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!