Busca no Site:
Atos Públicos
 
25/08/2014 - REDE DE AMPARO AOS SERVIDORES EM SITUAÇÃO DE USO, ABUSO OU DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
 

Nessa segunda-feira, 25, foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura, uma reunião que teve como objetivo, a assinatura do termo de adesão à Rede de Amparo aos Servidores em situação de risco, abuso ou dependência de álcool e outras drogas. Esse projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Administração por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e contou com a presença de secretários e lideranças municipais.

A Rede de Proteção tem o objetivo de acolher e assistir os servidores que se encontram em situação de dependência de álcool ou drogas. A Secretária de Administração, Leila Rodrigues foi a primeira a se pronunciar. “Já perdemos vários colegas com problemas de álcool e todos eles foram desamparados. O Professor Helvécio nos dá essa carta branca para que cuidemos e amparemos os funcionários. Em longo prazo, vamos erradicar essa estatística de servidores que se encontram nessa situação”, disse.

O projeto é inédito e para o Professor Helvécio, que esteve presente na reunião e assinou o termo, essa é uma forma de proporcionar dignidade aos servidores. “Sabemos que essa situação causa uma desestruturação familiar, a pessoa perde a noção de civilidade e o que queremos é que esses funcionários tenham saúde, consciência social e coragem para enfrentar esse tabu sem nenhum pudor”, destacou.

A Rede é resultado de uma série ações realizadas pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas desde o início de 2013, dentre elas, o recadastramento do servidor, que foi uma ferramenta de diagnosticar e conhecer melhor o perfil dos servidores. A Diretora Valéria Ângelo destacou que o servidor terá várias chances de ser atendido e recuperado, por meio dos Projetos Eiras e Beiras, que tem parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei, do Grupo Recuperar e também o encaminhamento dos usuários ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Durante a reunião, a diretora apresentou às lideranças as cláusulas do termo e ainda destacou que a Rede de Proteção tem o objetivo de acolher e assistir o servidor, na busca de possíveis soluções para esses problemas. “Nosso desejo é que o servidor seja amparado e protegido. O principal é que ele não seja estigmatizado ou sofra preconceitos e, cada caso será analisado individualmente”, afirmou.

No final da reunião, o médico Dr. Rubens Farnese ministrou uma palestra sobre dependência química. De acordo com o médico, o alcoolismo é uma doença lenta, progressiva, envolvente e incurável se não for tratada e, a dependência do álcool e outras drogas podem causar doenças como gastrite, cirrose, tuberculose e depressão, dente várias outras. Durante o seu discurso, ele também parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “É uma iniciativa louvável e sabemos que quanto mais cedo for identificado o problema, maiores as chances de recuperação“, concluiu.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












AGENCIA BRASIL

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Unimed São João Del Rei

ATLHETIC CLUB

www.canilmolossosdecamargos.com.br

TURMA DO BUNEKO

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Paulo Rivetti

Camara Municipal de São João Del Rei

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Stefan Salej

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!