Busca no Site:
Atos Públicos
 
08/09/2014 - CAPACITAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DE SAÚDE
 

                 A Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei  está promovendo um curso de capacitação sobre Leishmaniose para os profissionais da Secretaria.

            O primeiro dia de treinamento foi direcionado aos agentes comunitários e de endemias e aconteceu na manhã desta segunda-feira, 08, no Anfiteatro do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

            O evento, que tem como objetivo fazer com que os profissionais ampliem os seus conhecimentos e tenham maior facilidade para diagnosticar o encontro de possíveis animais que tenham a doença, foi aberto com a palestra da Coordenadora do Programa Apoio no Diagnóstico de Enfermidades Animais ao Setor de Zoonoses e Professora da UFSJ, Ana Paula Madureira, que falou sobre os estudos que vem realizando na cidade e ainda destacou que São João del-Rei é um município de transmissão esporádica.

Durante a palestra, ela apresentou o resultado de uma análise e mostrou que nos últimos oito anos, houve 21 casos na cidade com humanos e só neste ano, já foram detectados 17 animais que tinham a presença do parasita.

“O inseto, que se chama flebótomo, se reproduz em locais úmidos e que fiquem próximos aos cursos d’água. Na cidade, foram encontradas larvas dos insetos nos seguintes bairros: Tijuco, Guarda-Mor, Alto das Mercês, Barro Preto, Lenheiros e Águas Gerais, sendo que neste, dos 22 animais avaliados, sete foram positivos”, disse.

A Professora também falou que o exame feito na Universidade para o diagnóstico da doença em cães se chama DPP e é feito em 15 minutos. No momento do exame, o animal é contido e é recolhida uma gota de sangue da ponta da orelha do cão. “Para termos certeza da existência da doença, o sangue é coletado e enviado para o teste confirmatório em Juiz de Fora”, completou.

Em seguida, o Dr. Rodrigo Soares da Fundação Oswaldo Cruz ministrou uma palestra em que relatou sobre os sintomas e formas de tratamento. “É importante que os sintomas nos animais sejam identificados de forma bem precoce, que são febre, apatia, emagrecimento, conjuntivite, crescimento exagerado da unha, paralisia dos membros posteriores, dentre outros. Lembrando que existem medicamentos apenas para humanos e, infelizmente, os animais que são identificados com a Leishmaniose Visceral são eutanasiados, essa é uma recomendação que seguimos do Ministério da Saúde. Existem muitas pesquisadas em andamento, mas nenhuma foi testada pela ANVISA ainda”, afirmou.

Para o Coordenador do Setor de Zoonoses, Valdisnei Lopes, se todos os agentes conhecerem bem a doença, eles vão informar ao setor de forma correta as medidas cabíveis a serem tomadas. “Essa capacitação é uma forma de aprendermos mais a prevenir e controlar a doença e também a ficarmos atentos, pois é uma doença perigosa e que pode levar a óbito”, declarou.

A agente de endemias Susan Mara, ficou satisfeita com o treinamento e disse que agora está mais preparada. “Achei o curso muito produtivo, muita coisa foi passada aqui e que eu não sabia. Todos os conhecimentos que eu adquiri aqui irei levar para os moradores que eu visitar”, destacou.

Na terça-feira (09) e quarta-feira (10), a capacitação será direcionada aos enfermeiros e médicos da Secretaria de Saúde.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Camara Municipal de São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Venha se Hospedar na Morada do Sol

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ATLHETIC CLUB

TURMA DO BUNEKO

Stefan Salej

Unimed São João Del Rei

Paulo Rivetti

AGENCIA BRASIL

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!