Busca no Site:
Atos Públicos
 
29/09/2014 - O SUCESSO DA PRIMAVERA NEGRA
 

A Primavera Negra atraiu a comunidade e ressaltou a importância do combate ao racismo e ao preconceito, colocando a cultura negra e suas tradições, em evidência.

A cultura negra foi às ruas no último sábado, dia 27. O evento Primavera Negra, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, atraiu a população, celebrando o início da primavera, cultura afro e o combate ao preconceito. 

Nos stands, instalados na praça do coreto, foram distribuídos deliciosos quitutes, típicos da roça, como broa de fubá, biscoitos e pipoca. Além da boa comida as pessoas podiam levar diversas mudas de plantas ornamentais e árvores frutíferas como goiaba,  jambo e  amoreira.

A festa foi animada pela Banda de Música Municipal Santa Cecília que realizou a abertura do evento. Ao som do berimbau e do atabaque uma roda de capoeira foi formada atraindo curiosos e entusiastas do esporte.

Adriana Trindade de Freitas compareceu ao evento e aproveitou a ocasião para pegar algumas mudas e declarou sua admiração pela cultura afro. “A capoeira, o samba, as cores, tudo nessa cultura é ótimo. Ela transmite muita força pra gente”, disse.

O Diretor de Direitos Humanos, Carlos Bem destacou que além da temática festiva, o evento tem o objetivo de conscientizar a comunidade. “O objetivo do evento é aliar o lançamento da primavera com a temática de igualdade racial. O movimento negro realiza isso no Brasil inteiro. O objetivo é trazer para a discussão a questão do preconceito, principalmente nesse momento em que têm acontecido tantos casos no Brasil, como o está ocorrendo no futebol”, destacou.

“Esse evento é uma forma de inserir na agenda do município as questões de defesa pelos direitos sociais das minorias, neste caso, a questão étnico racial. Quando a gente trás a comunidade negra, durante a primavera, que é uma estação de transformação, a gente pretende trabalhar a transformação das mentes, no sentido de garantir uma sociedade mais inclusiva, onde os fatores de cor, dinheiro e idade, não sejam motivos de segregação,” ressaltou a Secretária de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Merilane Cardoso.  

A Coordenadora de Políticas e Igualdade Racial, Vicentina Neves, destacou a alegria de colocar na rua as tradições da cultura negra. “Estamos mostrando que queremos ter um lugar com direitos e deveres dentro da sociedade brasileira e são-joanense. Hoje temos um conselho da consciência negra, e estamos levando adiante e para as escolas, toda a cultura e as tradições da comunidade negra.”

Prefeitura de São João del-Rei – Tempos de mudança!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Unimed São João Del Rei

ATLHETIC CLUB

AGENCIA BRASIL

TURMA DO BUNEKO

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Stefan Salej

Paulo Rivetti

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Camara Municipal de São João Del Rei

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

www.canilmolossosdecamargos.com.br

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!