Busca no Site:
Atos Públicos
 
29/09/2014 - O SUCESSO DA PRIMAVERA NEGRA
 

A Primavera Negra atraiu a comunidade e ressaltou a importância do combate ao racismo e ao preconceito, colocando a cultura negra e suas tradições, em evidência.

A cultura negra foi às ruas no último sábado, dia 27. O evento Primavera Negra, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, atraiu a população, celebrando o início da primavera, cultura afro e o combate ao preconceito. 

Nos stands, instalados na praça do coreto, foram distribuídos deliciosos quitutes, típicos da roça, como broa de fubá, biscoitos e pipoca. Além da boa comida as pessoas podiam levar diversas mudas de plantas ornamentais e árvores frutíferas como goiaba,  jambo e  amoreira.

A festa foi animada pela Banda de Música Municipal Santa Cecília que realizou a abertura do evento. Ao som do berimbau e do atabaque uma roda de capoeira foi formada atraindo curiosos e entusiastas do esporte.

Adriana Trindade de Freitas compareceu ao evento e aproveitou a ocasião para pegar algumas mudas e declarou sua admiração pela cultura afro. “A capoeira, o samba, as cores, tudo nessa cultura é ótimo. Ela transmite muita força pra gente”, disse.

O Diretor de Direitos Humanos, Carlos Bem destacou que além da temática festiva, o evento tem o objetivo de conscientizar a comunidade. “O objetivo do evento é aliar o lançamento da primavera com a temática de igualdade racial. O movimento negro realiza isso no Brasil inteiro. O objetivo é trazer para a discussão a questão do preconceito, principalmente nesse momento em que têm acontecido tantos casos no Brasil, como o está ocorrendo no futebol”, destacou.

“Esse evento é uma forma de inserir na agenda do município as questões de defesa pelos direitos sociais das minorias, neste caso, a questão étnico racial. Quando a gente trás a comunidade negra, durante a primavera, que é uma estação de transformação, a gente pretende trabalhar a transformação das mentes, no sentido de garantir uma sociedade mais inclusiva, onde os fatores de cor, dinheiro e idade, não sejam motivos de segregação,” ressaltou a Secretária de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Merilane Cardoso.  

A Coordenadora de Políticas e Igualdade Racial, Vicentina Neves, destacou a alegria de colocar na rua as tradições da cultura negra. “Estamos mostrando que queremos ter um lugar com direitos e deveres dentro da sociedade brasileira e são-joanense. Hoje temos um conselho da consciência negra, e estamos levando adiante e para as escolas, toda a cultura e as tradições da comunidade negra.”

Prefeitura de São João del-Rei – Tempos de mudança!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Paulo Rivetti

Unimed São João Del Rei

TURMA DO BUNEKO

Camara Municipal de São João Del Rei

Stefan Salej

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Venha se Hospedar na Morada do Sol

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

AGENCIA BRASIL

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

ATLHETIC CLUB

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!