Busca no Site:
Atos Públicos
 
24/11/2014 - INAUGURAÇÃO DO TREVO DO RIO DAS MORTES
 

Imagem da Beata Nhá Chica abençoa entrada do distrito do Rio das Mortes. Inauguração do trevo foi no sábado, dia 22, com a presença do Prefeito Professor Helvécio e a benção do bispo diocesano. 

Aconteceu neste sábado, 22, a cerimônia de inauguração da revitalização do trevo do distrito do Rio das Mortes. Construído à margem da BR 265, no Km 266, a entrada do distrito conta agora, com uma imagem da Beata Nhá Chica em tamanho natural, ladeada por dois pilares com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.

 No início do evento, a Banda de Música Lira do Oriente Santa Cecília executou alguns dobrados. Na sequência, o grupo do Terço dos Homens recitou o terço da Imaculada Conceição, o mesmo que a beata rezava em suas orações.

 Presentes na cerimônia, o Prefeito Professor Helvécio, a vice-prefeita Maria Cristina Alves Pereira, o presidente do legislativo municipal, Carlos Antônio Jesus Fuzatto e vereadores, o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart acompanhado por sacerdotes da diocese. O prefeito de Baependi Marcelo Faria Pereira também esteve presente.

 O bispo Dom Célio, realizou o rito da benção e destacou a importância da beata Nhá Chica para os fiéis e para a Igreja, que deixou um exemplo de santidade e de amor ao próximo.

 “A comunidade é valorizada com essa obra e o nosso distrito fortalece o turismo religioso. Quem passar no trevo vai saber que aqui, no Rio das Mortes, nasceu uma santa”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Rogério Bosco, que também ressaltou os avanços alcançados para o local com a atual administração.

 O prefeito, Professor Helvécio, falou da importância do monumento não só para a comunidade, mas também para a cidade. “Essa obra é o exemplo de que as outras localidades de acesso a São João del-Rei possam  ter entradas tão bonitas quanto  essa e com isso fortalecer e valorizar  a identidade e a cultura locais ”. O prefeito ganhou da comunidade uma imagem da beata para  colocar no seu gabinete e abençoar o seu trabalho.

 No final da cerimônia, os presentes seguiram em procissão para a Igreja de Santo Antônio, onde Dom Célio presidiu a celebração da santa missa em ação de graças aos trabalhadores, apoiadores e idealizador da obra.

 A vida de Nhá Chica:

 ·         Nasceu em 1810, no distrito do Rio das Mortes. Foi batizada em 26 de Abril daquele mesmo ano.

·         Em 1814/15, juntamente com sua mãe, Izabel, e seu irmão, Theotônio, mudou-se para Baependi.

·         No dia 14 de Junho de 1895, morre Francisca. Ficando seu corpo velado por três dias, exalando um perfume de rosas.

·         Em 1952 inicia a primeira campanha para beatificação de Nhá Chica.

·         Em 1983, iniciou as obras de construção da capela em honra a Nossa Senhora da Conceição, em Baependi.

·         Em 1989 é instalada uma nova comissão para a causa da sua beatificação.

·         Em 1991, Nhá Chica, recebe o título de Serva de Deus da Congregação da Causa de Todos os Santos do Vaticano.

·         A exumação dos seus restos mortais foi feita no dia 18 de junho na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

·         Em 2001, foi feito a instalação do “Positio”, documento que reúne todos os dados e testemunhos, correspondente à primeira etapa do processo de beatificação.

·         Em 2010, o Vaticano reconhece no dia 8 de Junho, as onze virtudes ligadas a vida da Serva de Deus Nhá Chica.

·         Em 2011, os sete médicos do Vaticano reconhecem o milagre que levou a beatificação de Francisca. O milagre dedicado a Serva de Deus foi alcançado pela professora Ana Lúcia Meirelles Leite, de Caxambú.

·          Em 2012, os cardeais do vaticano estudam o milagre e dão favorável a sua beatificação. O papa Bento XVI no dia 28 de Junho promulga a beatificação de Nhá Chica.

  • No dia 04 de Maio de 2013, acontece a cerimônia oficial de beatificação de Francisca Paula de Jesus, em Baependi. Agora corre o processo de canonização da beata que está aguardando mais um milagre para a oficialização da sua santidade.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












www.canilmolossosdecamargos.com.br

Unimed São João Del Rei

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Camara Municipal de São João Del Rei

Stefan Salej

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Venha se Hospedar na Morada do Sol

ATLHETIC CLUB

AGENCIA BRASIL

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Paulo Rivetti

TURMA DO BUNEKO

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!