Busca no Site:
Atos Públicos
 
24/11/2014 - INAUGURAÇÃO DO TREVO DO RIO DAS MORTES
 

Imagem da Beata Nhá Chica abençoa entrada do distrito do Rio das Mortes. Inauguração do trevo foi no sábado, dia 22, com a presença do Prefeito Professor Helvécio e a benção do bispo diocesano. 

Aconteceu neste sábado, 22, a cerimônia de inauguração da revitalização do trevo do distrito do Rio das Mortes. Construído à margem da BR 265, no Km 266, a entrada do distrito conta agora, com uma imagem da Beata Nhá Chica em tamanho natural, ladeada por dois pilares com as imagens de Nossa Senhora da Conceição e Santo Antônio.

 No início do evento, a Banda de Música Lira do Oriente Santa Cecília executou alguns dobrados. Na sequência, o grupo do Terço dos Homens recitou o terço da Imaculada Conceição, o mesmo que a beata rezava em suas orações.

 Presentes na cerimônia, o Prefeito Professor Helvécio, a vice-prefeita Maria Cristina Alves Pereira, o presidente do legislativo municipal, Carlos Antônio Jesus Fuzatto e vereadores, o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart acompanhado por sacerdotes da diocese. O prefeito de Baependi Marcelo Faria Pereira também esteve presente.

 O bispo Dom Célio, realizou o rito da benção e destacou a importância da beata Nhá Chica para os fiéis e para a Igreja, que deixou um exemplo de santidade e de amor ao próximo.

 “A comunidade é valorizada com essa obra e o nosso distrito fortalece o turismo religioso. Quem passar no trevo vai saber que aqui, no Rio das Mortes, nasceu uma santa”, destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Rogério Bosco, que também ressaltou os avanços alcançados para o local com a atual administração.

 O prefeito, Professor Helvécio, falou da importância do monumento não só para a comunidade, mas também para a cidade. “Essa obra é o exemplo de que as outras localidades de acesso a São João del-Rei possam  ter entradas tão bonitas quanto  essa e com isso fortalecer e valorizar  a identidade e a cultura locais ”. O prefeito ganhou da comunidade uma imagem da beata para  colocar no seu gabinete e abençoar o seu trabalho.

 No final da cerimônia, os presentes seguiram em procissão para a Igreja de Santo Antônio, onde Dom Célio presidiu a celebração da santa missa em ação de graças aos trabalhadores, apoiadores e idealizador da obra.

 A vida de Nhá Chica:

 ·         Nasceu em 1810, no distrito do Rio das Mortes. Foi batizada em 26 de Abril daquele mesmo ano.

·         Em 1814/15, juntamente com sua mãe, Izabel, e seu irmão, Theotônio, mudou-se para Baependi.

·         No dia 14 de Junho de 1895, morre Francisca. Ficando seu corpo velado por três dias, exalando um perfume de rosas.

·         Em 1952 inicia a primeira campanha para beatificação de Nhá Chica.

·         Em 1983, iniciou as obras de construção da capela em honra a Nossa Senhora da Conceição, em Baependi.

·         Em 1989 é instalada uma nova comissão para a causa da sua beatificação.

·         Em 1991, Nhá Chica, recebe o título de Serva de Deus da Congregação da Causa de Todos os Santos do Vaticano.

·         A exumação dos seus restos mortais foi feita no dia 18 de junho na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

·         Em 2001, foi feito a instalação do “Positio”, documento que reúne todos os dados e testemunhos, correspondente à primeira etapa do processo de beatificação.

·         Em 2010, o Vaticano reconhece no dia 8 de Junho, as onze virtudes ligadas a vida da Serva de Deus Nhá Chica.

·         Em 2011, os sete médicos do Vaticano reconhecem o milagre que levou a beatificação de Francisca. O milagre dedicado a Serva de Deus foi alcançado pela professora Ana Lúcia Meirelles Leite, de Caxambú.

·          Em 2012, os cardeais do vaticano estudam o milagre e dão favorável a sua beatificação. O papa Bento XVI no dia 28 de Junho promulga a beatificação de Nhá Chica.

  • No dia 04 de Maio de 2013, acontece a cerimônia oficial de beatificação de Francisca Paula de Jesus, em Baependi. Agora corre o processo de canonização da beata que está aguardando mais um milagre para a oficialização da sua santidade.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Unimed São João Del Rei

AGENCIA BRASIL

ATLHETIC CLUB

TURMA DO BUNEKO

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Stefan Salej

Paulo Rivetti

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Camara Municipal de São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!