Busca no Site:
Atos Públicos
 
19/12/2014 - PRESTANDO CONTAS DO TURISMO E CULTURA
 

Apôs  dois anos de gestão a Secretaria de Cultura e Turismo de São João del-Rei faz um balanço e uma prestação de contas das ações e programas desenvolvidos desde o inicio de 2013. São ações efetivas, apoio para eventos, incentivo e valorização de tradições locais, além de promoção e investimento na cultura e turismo. A retomada da credibilidade da Secretaria com a sociedade de São João del-Rei, e principalmente aproximação com as Instituições, associações e organizações culturais possibilitaram grandes avanços em 2013 e 2014.

Pela primeira vez foi realizado a Conferencia Municipal de Cultura em 2013, sendo a segunda maior de MG, reunindo um grande numero de delegados inscritos,  na conferência houve dialogo com músicos, artistas, fotógrafos, produtores culturais, escultores, entre outros. Desse Conferencia surgiu o plano municipal de cultura, grande parte das ações desenvolvidas em 2014 foram baseadas neste plano, outras ações serão consolidadas em 2015, seguindo como base o documento.

Eventos como Carnaval e Semana Santa atraíram para a cidade mais de 100 mil visitantes, por ano são mais de 300 mil turistas na cidade. A criação e valorização de roteiros turísticos foram outros diferenciais, roteiro de turismo religioso, agroturismo e geoturismo. A secretaria também passou a realizar ações efetivas como Artistas da Terra, Ponto Literário, Bem Preservado, Rodas da Cultura, Educação Patrimonial, dentre outros.

O apoio a eventos de peso como Inverno Cultural, Encontro de Motociclistas, Festival de Literatura colocou São João del-Rei em destaque nacional nas principais mídias e veículos de comunicação.  Foram mais de 200 reportagens em sites, portais e jornais impressos somente em 2014, mais de 300 matérias em vídeo para os principais canais de TV do Brasil.

No facebook o publico alcançado com publicações em 2014 foi superior a 1 milhão de internautas. Somente no mês de dezembro esse numero foi acima de 150 mil pessoas, sendo o recorde mensal de publico. São pessoas que curtem, comentam, compartilham as informações inseridas.

Pedro leão, Secretário Municipal de Cultura e Turismo afirma que o resultado desse trabalho deve-se "a parcerias com setores fundamentais, como ACI, UFSJ, Conselhos de Cultura e Patrimônio, e principalmente o apoio do Prefeito Professor Helvécio, que foi o maior aliado de todas as transformações neste período, hoje a secretaria dialoga com comunidade", disse.

Veja tudo que foi realizado: http://i.imgur.com/gaRe8Xg.jpg

Confira algumas das ações

Ponto Literário

A Secretaria de Cultura e Turismo tem orgulho de apresentar o "Ponto Literário". Graças a esse projeto conseguimos arrecadar cerca de 5 mil livros e levar cultura para aproximadamente 3 mil pessoas.

Bem Preservado

O projeto “Bem Preservado”, constitui-se em restaurar e preservar as estatuas e bens históricos de São João del-Rei. O projeto tem três eixos: preservação do bem e do aspecto material; segurança; e estética, melhorando o aspecto visual para contemplação, tanto para os são joanenses, quanto para os turistas. A ação já foi realizada em diversos monumentos da cidade.

Artistas da Terra

O projeto  "Artistas da Terra" tem o objetivo de valorizar os artistas de São João del-Rei, promovendo exposições e ações que abrangem  espaços públicos como a Biblioteca Municipal, a casa de Bárbara Heliodora e o hall de entrada do Teatro Municipal. Desde o inicio do projeto já foram nove exposições realizadas.

Ponto de Arte

"Ponto de Arte" foi uma intervenção fotográfica realizada pela Prefeitura de São João del Rei, por meio da  Secretaria Municipal de Cultura, Turismo. A ação solucionou um problema que se arrastava desde 2011. Oito pontos de ônibus foram ocupados por dez fotógrafos da cidade, foram ao todo 31 fotografias de 170X90 cm com paisagens, atrativos turísticos e manifestações culturais de São João del Rei.

Semana Santa

Uma parceria inédita entre TV Aparecida e Prefeitura Municipal possibilitou a transmissão ao vivo da cerimônia do Descendimento da Cruz para um publico superior a 70 milhões de pessoas, foram 18 Estados, abrangendo 16 capitais e 242 municípios prestigiando nossa Semana Santa.

Tapete de Rua

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a cidade ganha tapetes de rua durante a Semana Santa. São verdadeiras obras de arte realizadas nas ruas do centro histórico da cidade.

Carnaval

Foram mais de 80 mil pessoas no Carnaval 2014 de São João del-Rei. Há mais de 20 anos o repasse da verba do carnaval não era realizado com antecedência para as escolas de samba da cidade, além disso em  2014 o valor praticamente dobrou em relação a outros anos e passou a ser R$350 mil.

Rodas da Cultura

"Rodas da Cultura" é um projeto que apoia grupos culturais e artísticos de São João del-Rei, por meio de auxilio de transporte para viagens e apresentações. Em 2014 foram mais de 100 viagens apoiadas, beneficiando dezenas de grupos de congado, folia de reis, musicais e artísticos.

Encontro de Sineiros

Em ação inédita em conjunto com o IPHAN, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo realizou o 1º Encontro Estadual de Sineiros em São João del-Rei, durante o encontro foram apontados demandas e necessidades de sineiros de diversas cidades históricas de Minas Gerais.

Educação Patrimonial

O setor de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou diversas palestras e ações de educação patrimonial durante 2014 e visam despertar nos estudantes a importância da preservação do patrimônio histórico, além de ser fator de importância para a contagem de pontos do ICMS cultural da cidade. Além disso os estudantes visitaram igrejas e museus de interesse histórico.

Agroturismo

O Projeto Colônia Viva é um roteiro de Agroturismo em São João del-Rei. São diversas propriedades que carregam em si a tradição dos descendentes italianos que imigraram formando as colônias em meados de 1888. O roteiro conta com visitas a lavouras, alambique, culinária típica mineira e italiana, dentre outros.

Roteiro de Geoturismo

Um roteiro de Geoturismo está sendo desenvolvido em São João del-Rei por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A proposta é que o visitante conheça as riquezas naturais, entre elas as antigas betas (minas) de ouro da cidade. Uma delas, a Mina Tancredo Neves, já está aberta ao público. +info: 9808-9759

Turismo Religioso

Com vocação para o turismo religioso, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo criou o roteiro "Território da fé, berço de Nhá Chica", são diversos atrativos no distrito Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, em que o visitante tem contato com locais importantes na vida da Beata Nhá Chica, nascida e batizada em São João del-Rei.

Roteiro Musical

São João del-Rei é considerada como a cidade onde os sinos falam e terra da música, conta com duas orquestras bicentenárias e diversas bandas de musica, sendo assim a Secretaria de Cultura e Turismo está desenvolvendo o Roteiro Musical que consiste na visita às sedes das principais corporações musicais da cidade, além de presenciar apresentações musicais ao longo do ano.

Materiais Informativos

Foram elaborados e desenvolvidos diversos folders de atrativos e roteiros turísticos de São João del-Rei, eles permitem a inserção e maior divulgação da cidade, atraindo assim mais turistas e consequentemente possibilitam a geração de emprego e renda.

Cursos

A Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com diversas instituições, como SEBRAE e SENAC, possibilitou a formação e capacitação de mais de 300 pessoas em diversos cursos realizados ao longo do ano.


Thiago Morandi
Assessoria de Comunicação


Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Venha se Hospedar na Morada do Sol

Paulo Rivetti

www.canilmolossosdecamargos.com.br

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Unimed São João Del Rei

ATLHETIC CLUB

TURMA DO BUNEKO

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Camara Municipal de São João Del Rei

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

AGENCIA BRASIL

Stefan Salej

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!