Busca no Site:
Atos Públicos
 
13/04/2015 - A VERDADE É O MELHOR REMÉDIO
 

Dois PSFs  foram surpreendidos, dia 10, pela visita de vereadores e da TV local. Aos vereadores o acesso é garantido como a qualquer cidadão, mas para uma TV captar imagens de um órgão público é necessária autorização prévia.

      A Assessoria de Comunicação da prefeitura foi acionada já com todos eles na porta do PSF e querendo entrar com a televisão.  A entrada dos vereadores em nenhum momento foi bloqueada, eles poderiam entrar sem a televisão, pois a captação de imagens de terceiros, sejam funcionários dos PSFs ou pacientes e mesmo o interior de um órgão público, só podem ser feitas se autorizadas de acordo com o Artigo 5º, inciso X da Constituição :

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

     A constituição também garante a liberdade de imprensa, mas espera-se que todo jornalista tenha conhecimento da conduta ética adequada a um profissional. Basta assistir jornais em TV, para que qualquer um possa entender a conduta dos mesmos em unidades de saúde, hospitais etc., ou seja, os jornalistas ficam do lado de fora dos estabelecimentos já que sem autorização prévia seu ingresso não é permitido. O ingresso não é permitido por constranger pacientes e também o servidor que está em seu ambiente de trabalho, onde pessoas agendaram com antecedência uma consulta.

     A equação não é simples, nem com fórmulas prontas, mas demandam a reflexão dos profissionais de direito e de comunicação social. O compromisso ético, com efeito, sempre precisa estar aliado a esses princípios constitucionais de modo que, na dúvida sobre o uso ou não de determinada imagem, é sempre recomendável que se opte pela preservação da dignidade e da intimidade das pessoas.

     Esclarecemos ainda que não temos nada a esconder nos nossos PSFs, eles estão abertos à entrada de qualquer cidadão. E hoje o que vemos é uma mentira que corre nas redes sociais e na TV local dizendo que os vereadores foram impedidos de entrar. Não é verdade, a imprensa sim, está não pode nunca estar acima da ética e fazer captação de imagens a seu bel prazer, deve, antes de mais nada entrar em contato com o órgão público, agendar uma entrevista e saber se as pessoas que estão no estabelecimento querem ser filmadas ou não.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del-Rei



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Camara Municipal de São João Del Rei

TURMA DO BUNEKO

Unimed São João Del Rei

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Venha se Hospedar na Morada do Sol

ATLHETIC CLUB

AGENCIA BRASIL

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Paulo Rivetti

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

www.canilmolossosdecamargos.com.br

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Stefan Salej

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!