Busca no Site:
Atos Públicos
 
30/07/2015 - PREFEITURA REALIZA A VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
 

O anfiteatro do Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei foi palco de uma discussão rica e democrática nos dias 29 e 30 deste mês.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social realizou a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema: “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. O evento contou com a presença do Prefeito Professor Helvécio, da secretária Merilane Cardoso, do diretor regional da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, Erick Assis, da assistente social, Marta Silva, do presidente do conselho municipal, Bruno Florentino, de representantes de entidades socioassistenciais e da sociedade civil, usuários do Sistema único de Assistência Social (SUAS), do tenente-coronel da Defesa Civil, Maurilio Andrade, de assessores de vereadores, dentre outros.

Foram feitas quatro conferências nos CRAS da cidade, para que acontecesse essa Conferência Municipal. Todas as conferências realizadas ao longo do ano terão o desafio de avaliar o Plano Decenal 2005-2015 e definir as prioridades e o direcionamento da política para os próximos dez anos.

O Secretário Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão não pôde comparecer por motivos de agenda, mas enviou um vídeo aos participantes e destacou os benefícios do SUAS. Segundo ele, o Sistema é uma conquista importante não só do governo federal, estadual e dos municípios, mas também dos usuários, trabalhadores, gestores e pessoas de boa vontade.

A Secretária Merilane Cardoso agradeceu a presença der todos. “Vocês são uma plateia que representa as pessoas que têm compromisso com a transformação social da cidade”, disse.

Já o Prefeito Professor Helvécio ressaltou em seu discurso sobre os desafios que vem enfrentando desde que assumiu o governo em 2013. “Nosso desafio ainda é grande em levar cidadania às nossas crianças, idosos e às pessoas que se sentem à margem da sociedade. Desde que assumimos em 2013, enfrentamos o vício da ‘cesta básica’, que era distribuída na cidade para muitas pessoas, que acabavam trocando por droga ou até vendiam. Nós cadastramos e identificamos pessoas que realmente precisam, como por exemplo, o Minha Casa Minha Vida, mais de 600 famílias da cidade agora têm um teto. Nós não damos o peixe, e sim, ensinamos a pescar”, concluiu.

Em seguida, Marta Silva ministrou uma palestra e falou sobre os avanços dos avanços do SUAS nos últimos dez anos, como a estruturação do acesso e da qualificação de serviços, programas e projetos, crescimento do número de CRAS, CREAS e novas bases de financiamento.

Na manhã desta quinta-feira, 30, os participantes se dividiram em cinco grupos temáticos, sendo eles:

- Dignidade Humana e Justiça Social: Princípios Fundamentais para a Consolidação do SUAS no pacto federativo;

- Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS;

- Primazia das responsabilidades do Estado: por um SUAS público, universal, republicano e federativo;

- Qualificação do trabalho do SUAS na consolidação do Pacto federativo;

- Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

No final, foram eleitos dez delegados, que participarão da Conferência Regional.



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












www.canilmolossosdecamargos.com.br

Paulo Rivetti

Camara Municipal de São João Del Rei

AGENCIA BRASIL

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

TURMA DO BUNEKO

Venha se Hospedar na Morada do Sol

ATLHETIC CLUB

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Unimed São João Del Rei

Stefan Salej

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2017 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!