Busca no Site:
Notícias
 
09.09.2011 - CAFÉ COM BISCOITO EM SÃO TIAGO
 

O evento acontece entre os dias 09 e 11 de setembro e comemora a tradição local no preparo de quitandas e a principal atividade econômica da cidade.

 

A 13ª Festa do café-com-biscoito leva para as ruas de São Tiago, a 187 quilômetros da capital Belo Horizonte, cinco toneladas de sabores que poderão ser experimentadas de graça. O evento acontece entre os dias 09 e 11 de setembro e comemora a tradição local no preparo de quitandas e a principal atividade econômica da cidade. Este ano 14 expositores integram a festa.

 

Existem no município 45 fábricas de biscoitos, conhecidas no local como padarias. Juntas, respondem por 60% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Até 2002, a pecuária liderava o pagamento do tributo, com índice de 56%.

 

O aumento na produção biscoiteira fez surgir também em 2002 a Associação dos Produtores de Biscoitos de São Tiago (Assabiscoito). Hoje, conta com 23 empresas associadas que produzem por semana cerca de 150 toneladas de biscoitos artesanais, divididos em mais de 100 tipos, entre doces e salgados. Além de Minas Gerais, parte da produção segue para São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília.

 

São Tiago possui 10.6 mil habitantes, 700 deles empregados na produção de biscoitos. Segundo a secretária executiva da Assabiscoito, Adriângela Magalhães Gouvêia, as fábricas padecem da falta de mão-de-obra. “O número de empregados poderia ultrapassar os 800, mas faltam pessoas para isso na cidade”, diz.

 

Tal fato despertou a atenção da mídia nacional. Em duas reportagens especiais, uma no Jornal da Record e outra na revista Época, São Tiago aparece como local em que todas as pessoas estão empregadas. O que evidencia o aquecimento da economia por meio dos biscoitos.

 

Sabores seculares

 

A história dos biscoitos de São Tiago remonta ao século XVIII. Nessa época, o vaivém de tropeiros e comitivas de gado rumo ao oeste mineiro e a Goiás fizeram da cidade um importante ponto de hospedagem.

 

Foram nestas hospedarias que começou a tradição dos biscoitos de São Tiago. Feitos em fornos de barro por mulheres que cultivavam cadernos manuscritos com segredos de família, as receitas atravessaram gerações e renderam ao município o carinhoso apelido de Terra dos Biscoitos.

 

Produto artesanal, os biscoitos eram produzidos antes mesmo de o galo despertar o dia. Enquanto os homens da casa acendiam o fogo, temperavam o forno e faziam vassouras.

de alecrim para varrer a brasa, as mulheres separavam os ingredientes, amassavam as quitandas e num dia inteiro de serviço tiravam das assadeiras delícias que abasteciam a casa por cerca de 15 dias.

 

O momento era também de confraternização entre vizinhos. Com a fornada pronta, parte da produção era enviada aos amigos mais próximos, que retribuíam com igual orgulho quando passavam o dia todo em frente ao forno que criava aromas, cores e sabores que lembram casa de avó.

 

Hoje, a produção em larga escala ainda preserva o modo artesanal. E para reforçar essa tradição tipicamente mineira, São Tiago realiza a Festa do café-com-biscoito. Desde 1999, produtores locais colocam uma mesa farta de quitutes na praça central da cidade e recebem uma média de 40 mil visitantes.

 

Durante os três dias de evento, que acontece anualmente no segundo final de semana de setembro, além de rodadas de negócio, ocorrem shows musicais, desfiles alegóricos e preparo de biscoitos em forno de barro na praça.

 

O crescimento da festa acompanhou o das padarias. No primeiro ano de evento foram degustados 500 quilos de biscoitos de graça. Na última edição, em 2010, a quantidade consumida passou para cinco toneladas mais cinco mil litros de café.

 

A 13ª festa do café-com-biscoito é uma do Fórum de Cultural de Empreendimentos de São Tiago, Prefeitura Municipal, SICOOB Credivertentes, EMATER, Acist, Assabiscoito.

 

Douglas Caputo

 

PROGRAMAÇÃO



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Venha se Hospedar na Morada do Sol

TURMA DO BUNEKO

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Camara Municipal de São João Del Rei

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

AGENCIA BRASIL

Unimed São João Del Rei

ATLHETIC CLUB

Stefan Salej

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Paulo Rivetti

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!