Busca no Site:
Notícias
 
05.04.2012 - ANIVERSÁRIO DE NHÁ CHICA DE 22 A 29 DE ABRIL
 

O Instituto Nhá Chica, a Diocese de São João del – Rei e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promovem as comemorações em referência ao Nascimento e Batizado da “Santa” Nhá Chica – Francisca de Paula – no Distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes em São João del – Rei.

Essas comemorações mesclam uma programação religiosa e cultural, ambas com a finalidade de comemorar a data de Nascimento de Nhá Chica – Francisca de Paula - dia 26 de Abril no Distrito já citado.

Conforme aponta Wainer Ávila, Presidente do Instituto de Estudos e Associação Nhá Chica: “é muito importante comemorar essa data, visto ter sido comprovado judicialmente o Registro Civil Tardio de Francisca de Paula de Jesus no Distrito do Rio das Mortes em SJDR. Todos estão convidados a irem ao Distrito, conhecer e ajudar a divulgar a história de vida digna e o sacro valor espiritual da Venerável FRANCISCA (NHÁ CHICA)”.

As comemorações começam dia 22 de Abril e terminam dia 29 de Abril, o dia maior que terá intensa programação. Nesse período, de grande importância para o Distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes em São João del – Rei, berço de Nhá Chica, ocorrerão celebrações solenes, visitação ao memorial de Nascimento da Venerável Nhá Chica, reza do Terço Luminoso e recitação do Terço Mariano.

As comemorações constam também de uma programação cultural. A Semana Cultural terá mostra de documentários acerca da religiosa e palestras sobre temas como: “As Virtudes de Nhá Chica” e “A importância do Registro Civil Tardio de Nhá Chica”. Haverá ainda a exposição de trabalhos artísticos desenvolvidos por alunos da Escola Estadual Evandro Ávila e também por moradores da comunidade. E também haverá apresentações do grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário e da Banda de Música Lira do Oriente Santa Cecília.

Sobre o Distrito do Rio das Mortes é importante destacar que diversos pesquisadores sobre Patrimônio Cultural já observaram e constataram a presença de vários tipos de Patrimônio no local, tais como: Natural, Urbanístico, Arquitetônico, Bens Integrados, Bens Móveis, Documental e Imaterial.

Segundo o Historiador Lúcio de Oliveira: “há pesquisas que apontam a existência no Distrito, por exemplo, de grupo de Congado que data de 1695, sendo um dos mais antigos de Minas Gerais. Além dessa manifestação afro-brasileira típica do Estado, há também a existência de Bandas Bicentenárias como: a Banda Lira do Oriente Santa Cecília, com data provável de 1895.”

Dessa maneira a festa em Comemoração ao Nascimento e Batizado de Francisca de Paula, a Nhá Chica, a primeira Santa genuína brasileira, permite também comemorar e celebrar a rica diversidade cultural do Distrito, que dista aproximadamente 10 km de São João del - Rei.

Todas as informações acerca da programação das comemorações do Aniversário de Nascimento de Nhá Chica no Distrito do Rio das Mortes estão no site da Prefeitura de São João del – Rei.



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












ATLHETIC CLUB

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

TURMA DO BUNEKO

Unimed São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Stefan Salej

Camara Municipal de São João Del Rei

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

AGENCIA BRASIL

Paulo Rivetti

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!