Busca no Site:
Notícias
 
18.06.2012 - FEIRA GERA EMPREGO E RENDA NOS FINAIS DE SEMANA
 

Um verdadeiro centro de compras popular;  muita hortaliça, frutas, carne e até mesmo cachaça podem ser encontrados na Feira Livre do Produtor de São João del-Rei.

Tudo começou com a iniciativa do Secretario de Agricultura e Agropecuária de São João Del Rei, Marcus Froes,  atendendo ao programa de governo do Prefeito Nivaldo Andrade.  

As "vedetes" da feira ainda são os denominados hortifrutis, mas artigos para casa, artesanatos, biscoitos e roscas, alem da praça de alimentação, e muitos outros estão à venda na Feira.

Como não poderia faltar, os botecos também marcam presenças na Feira. Os boêmios de plantão ou acompanhantes dos fregueses podem contar com os bares da Feira Livre do Produtor de São João del-Rei, degustando cervejas refrigerantes e uma boa cachaça e uma variada gastronomia  

A Secretaria de Agricultura e Agropecuária  padronizou as barracas para um melhor o visual o que torna  a feira  ordenada.

Produtos sem qualquer agrotóxico? Quer outros motivo para conhecer a feira? A garantia de estar comprando produtos da região e contribuindo para fortalecer a agricultura e o comércio local. Mais que um ponto de encontro, a feira livre gera empregos. Esta já é uma ótima razão para as administrações municipais incentivarem a criação de associações, dando respaldo técnico aos produtores. Em São João Del Rei e Região do Campos das Vertentes, a feira emprega mais de 1000 pessoas, que labora a semana  inteira para vender seus produtos no sábado e domingo na Praça Chagas Doria, no Bairro de Matosinhos.

Historicamente a agricultura familiar tem sido a responsável pela maior parte da produção de alimentos básicos, contribuindo com o abastecimento urbano através da diversificação de suas atividades e/ou do beneficiamento dos alimentos e matérias-primas.

No entanto a globalização do setor agro-alimentar” introduziu profundas modificações na agricultura, sobretudo no âmbito das cidades periféricas, que passaram, a partir de então, a dedicar-se fundamentalmente aos mono cultivos de exportação, as chamadas ‘commodities’, destinadas aos  grandes centros. No plano interno, tal opção representou a inclusão de amplas camadas da agricultura familiar.

Mesmo assim, a agricultura familiar no Brasil representa 85,2% do total dos estabelecimentos rurais. Estes agricultores possuem 30,5% da área total e são responsáveis por 37,9% do valor bruto da produção agropecuária nacional e, ainda é responsável por 77% da ocupação de mão-de-obra no campo (Dados da FAO/Incra).

Foto-Feira Livre do Produtor de São João del-Rei

O mito de que a atividade da agricultura familiar era só de subsistência foi quebrado e, hoje, observa-se que os produtos produzidos por esta classe abastecem tanto o mercado interno quanto o mercado externo com números relevantes quanto à porcentagem que essa produção representa em âmbito nacional. Todos produtos com relevante participação no valor bruto da produção agropecuária nacional, que no conjunto representa 10% do PIB do Brasil,

Uma outra característica importante da Agricultura Familiar, no que tange à sua função social, é a geração de renda em nível localizado.

Embora não seja a totalidade, mas a grande parte dos feirantes são os “feirantes produtores”, ou seja, aquele que produz parte ou a totalidade da mercadoria comercializada.

O secretário de Agricultura e Agropecuária Marcus Froes comemora um  ano de feira, com grandes novidades. Espaço cultural, aula de dança para terceira idade, música ao vivo com  funcionamento agora aos sábados de 12 as 18 horas e domingo de 8 às 13 horas.

Possivelmente o desembarque do trenzinho vindo de Tiradentes  será feito também na estação Chagas Dória, somente nos dias de feira.

Ainda sobre a agricultura família, Marcus Froes,  informa que os produtores rurais dos campos das vertentes num total de 17 Municípios que estiverem amparados pelo SIM Serviço de Inspeção Municipal - de cada município poderão através de uma assinatura de convênio e posteriormente publicação de decreto comercializar os produtos de agricultura familiar em todo o estado de Minas Gerais.

Foto-Feira Livre do Produtor de São João del-Rei



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Stefan Salej

TURMA DO BUNEKO

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

ATLHETIC CLUB

AGENCIA BRASIL

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Paulo Rivetti

Unimed São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Camara Municipal de São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!