Busca no Site:
Notícias
 
23.07.2012 - DOGUE DE BORDEAUX E GOLDEN RETRIEVER DE JOÃO LUIZ RANGEL
 

O empresário João Luiz Rangel, apresentou a imprensa, seu novo empreendimento. O Canil em sua propriedade na bela represa de Camargo, tendo como principal espécie o cão DOGUE DE BORDEAUX E GOLDEN RETRIEVER

DOGUE DE BORDEAUX

O Dogue de Bordeaux é um dos mais antigos cães franceses, provável descendente dos Alanos e, em particular, do dogue de caça ao javali sobre o qual o Gaston Phébus (ou Fébus) Condee de Foix disse, no século XIV, em seu livro de caça, o seguinte: “ele tem a mordida mais forte que três lebréis juntos”. A palavra “dogue” aparece no fim do século XIV. Em meados do século XIX, não eram reconhecidos em outro lugar além da Aquitania. Foram utilizados na caça de grandes animais (javali e urso), em rinhas com grandes animais (ursos e touros), na guarda de casas e do gado, a serviço dos açougueiros. Em 1863, aconteceu em Paris a primeira exposição canina francesa. Os Dogues de Bordeaux participaram com seu nome atual. Havia diferentes tipos: tipo de Toulouse, tipo de Paris e o tipo de Bordeaux nas origens do atual dogue. A raça, que sofreu bastante, por ocasião das duas guerras mundiais, a ponto de ter sido ameaçada de extinção após a segunda guerra, de 1939 a 1945, retomou seu desenvolvimento nos anos 60, onde foram usados alguns exemplares importados por americanos para a retomada da raça.

Em 1991, um filme de Hollywood ajuda a divulgar ainda mais a raça, disseminado-a em todo o mundo. O filme do Tom Hanks, “Uma dupla quase perfeita”, foi o responsável pelo boom na criação mundial, transformando a raça no molosso mais criado na Holanda, país que até hoje, ao lado da França, tem uma das criações mais solidas do mundo.

Em 1985 foi trazido um casal de Dogue de Bordeaux da França para o Brasil. Porem, o canil francês só aceitou vender os animais castrados. O macho morreu numa queda e a fêmea morreu logo em seguida, diz-se que de saudade.

Em 1991, embalada pelo filme, a criadora Monica Voss Tim, do canil Chamtebled, trouxe os primeiros exemplares da raça (não castrados) para o Brasil. Iniciando assim a criação da raça no país.

Grupo

Grupo 2 – Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Boiadeiros e Montanheses Suíços e raças assemelhadas.

Conheça as diferenças entre os grupos e as raças.

País de Origem - FRANÇA

Temperamento - Para guarda

O Dogue de Bordeaux de hoje é um cão que se destaca pela sua guarda equilibrada. É um cão com um poder de dissuasão quase incomparável, pelo seu porte, musculatura, peito largo, cabeça desproporcional e seu prognatismo, que da uma enorme cara de “poucos amigos” ao cão. É mundialmente  reconhecido pela sua valentia, destemor e autoconfiança, o que faz dele um guardião muito controlado e confiável.A raça tem dificuldades de aceitar novos membros do mesmo sexo na matilha, principalmente se já adultos. Um novo membro deve ser inserido inda filhote na matilha, bem como a inserção de um Dogue de Bordeaux em qualquer matilha deverá ser feita ainda nessa fase.

O Dogue de Bordeaux é um molossoide territorialista e não aceita invasão em seus domínios, ao  menos que o estranho esteja na presença de seu dono. Na presença do dono, o cão aceita bem as visitas.

A raça, em geral, tem uma guarda natural muito bem definida, dispensando treinamento de guarda.

Para companhia

O Dogue de Bordeaux é muito dependente e apegado ao dono. Necessita da presença constante das pessoas da casa. São muito dóceis, leais e brincalhões com os familiares.

São cães de atividade baixa a média. Necessitando exercício moderado em horários mais frescos.

São cães dotados de enorme inteligência e facilidade de aprender. Por terem esse apego excessivo pelo dono, fazem tudo pra agradá-lo, por isso fazem associações rápidas para ganhar afagos.

O Dogue de Bordeaux é um excelente cão de guarda patrimonial e/ou pessoal e principalmente um dos cães de companhia mais dependentes do ser humano.

Bibliografia. Bruno Leite- Trabalha com cães há 7 anos, como criador e terapeuta comportamental. Utiliza a psicologia canina para reabilitar cães desequilibrados, mesclando os métodos tradicionais com o Cesar’s Way (método Cesar Millan). Acredita que um cão equilibrado é a ferramenta ideal para um lar mais harmônico

GOLDEN RETRIEVER

Golden retriever é uma raça canina desenvolvida na Inglaterra para tornar-se um cão de caça de aves aquáticas e selvagens. Seu surgimento deu-se em meados do século XIX, através de cruzamentos seletivos e elaborados por Sr. Lord Tweedmouth, que buscava um cão de médio porte que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar, o que levou ao uso de diversas raças, entre elas a extinta tweed water spaniel. O resultado foram quatro cadelas: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo os descendentes desta última os principais ancestrais dos retrievers conhecidos hoje. Já difundidos, os padrões exigidos geraram duas variantes: uma para exposição e outra para o trabalho.

A popularidade e as qualidades destes cães os fizeram bons animais de trabalho. Modernamente, são usados para assistir cadeirantes e cegos, além de trabalharem como cães policiais e de resgate. Contudo, na busca pelos mais habilidosos, cruzamentos discriminados geram exemplares alérgicos e agressivo-possessivos.

Fisicamente, o golden é ainda um animal robusto, de pelagem mediana e lisa, e de coloração dourada. Entre suas principais características físicas está sua expressão, descrita como meiga. Devido a todas as suas qualidades, foi eleita a raça mais popular no Japão.

Filhotes a venda:

Represa de Camargos - BR 265 - Km 297
 
 
| Endereço:

Represa de Camargos - BR 265 - Km 297
São João Del Rei - MG
CEP: 36300-000
 
| Telefone:

+ 55 (32) 3372.3777 / (32) 8819.3777
 
| E-mail:

www.canilmolossosdecamargos.com.br

 

                                       



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












Unimed São João Del Rei

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Stefan Salej

ATLHETIC CLUB

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Paulo Rivetti

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Camara Municipal de São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

TURMA DO BUNEKO

www.canilmolossosdecamargos.com.br

AGENCIA BRASIL

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!