Busca no Site:
Notícias
 
30.04.2013 - STELLA NEVES VALLE A TERRA DA MÚSICA
 


             Faleceu a Maestrina Maria Stella Neves Valle - 28 de Abril de 2013

Palmas para nossa maestrina soberana
 

Antonio Emilio da Costa
 

Se São João del-Rei é mesmo a ‘Terra da Música’, a Música em São João del-Rei tem nome. Se chama Maria Stella Neves Valle.
Dizer isso não é exagero. Dona Stella - como é respeitosamente conhecida a competente maestrina - há mais de meio século é uma das principais responsáveis pela perpetuação da tradição musical barroca na cidade, desde 1977 regendo a bicentenária Orquestra Ribeiro Bastos. Tanto que hoje, seja no imaginário sociocultural de São João del-Rei, seja na realidade cotidiana do cultivo da música colonial na cidade, seu nome é o que primeiro surge quando o assunto é música, demonstrando como é forte a simbiose que existe entre a pessoa, a cidadã e aquela modalidade de arte. Tamanhas são a identificação e a dedicação que não é possível imaginar a Música são-joanense sem Dona Stella nem a existência de Dona Stella sem a presença da música.
Quem não a conhece e vê Dona Stella, na sua discrição e simplicidade, atravessar as ruas seculares, não consegue supor que aquela senhora morena, a seguir com passos firmes e determinados rumo aos ensaios, às missas e ao Memorial Dom Lucas, é uma pessoa poderosa, capaz de transmutar o tempo. De abrir no século 21 pausas para o século 18. De orquestrar, em atos e movimentos, notas musicais, pautas, partituras, vozes, instrumentos, intervalos, sons, silêncios, papéis, tinta, madeiras, cordas e metais, transformando-os em discurso e sentimento delicados. Tudo com determinação absoluta e com firmeza declarada; com emoção contida e com entusiasmo introspectivo. A realidade tem provado que não é preciso, e nem poderia, ser diferente.
Muito engana-se quem pensa que, ao reger sempre as mesmas obras e repertórios nas mesmas celebrações, a atuação de Dona Stella é automática, mecânica e repetitiva. Ao contrário, requer constante inovar e renovar sem, contudo, descaracterizar. E, até mesmo (por quê não?) criar e recriar. Não é isso o que ela, herdeira de rica ancestralidade musical, tão bem faz quando ‘tempera’ compassos, colore notas, altera timbres, redefine tempos?
Sem dúvida, o uso que Dona Stella faz de sua existência é uma declaração de amor à Música, a São João del-Rei, à cultura, à memória, a Deus e à humanidade. Por isso, nada mais justo e merecido do que a expressão de reconhecimento que a Atitude Cultural publicamente lhe confere na Semana Santa de 2010. Homenagem que nós, são-joanenses, coletivamente comungamos e aplaudimos.
Bravo! Parabéns! Obrigado, Dona Stella...



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

Camara Municipal de São João Del Rei

Stefan Salej

ATLHETIC CLUB

Paulo Rivetti

Venha se Hospedar na Morada do Sol

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

AGENCIA BRASIL

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

www.canilmolossosdecamargos.com.br

TURMA DO BUNEKO

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Unimed São João Del Rei

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!