Busca no Site:
Notícias
 
24.06.2013 - INVERNO CULTURAL TEM PROGRAMAÇÃO DEFINIDA
 

Por Gazeta de São João del-Rei


A temperatura vai caindo e um dos eventos mais aguardados pela população são-joanense vai se aproximando. O Inverno Cultural chega a sua 26ª edição recheado de novidades e traz como tema Todo Lugar é Aqui. O projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) teve a programação divulgada em coletiva de imprensa realizada pela organização do festival na sexta-feira, 14.

A sambista Aline Calixto se apresentará na quinta-feira, 18 de julho. Local ainda será definido – Foto: Divulgação / Internet
 
E como Todo Lugar é Aqui, a instituição de ensino superior decidiu extrapolar as fronteiras de São João e realizar o festival nos seus outros três campi avançados. Ouro Branco será o primeiro a receber o evento, que começa no próximo sábado, 29. De acordo com a assessoria de Comunicação Social da UFSJ, a abertura contará com o show de Tom Zé. O festival em Ouro Branco se encerra no dia 14 de julho, com o show de Ney Matogrosso. Já em Divinópolis, o evento será de 12 a 17 de julho e em Sete Lagoas de 18 a 22 de julho. Os outros shows, que cada uma dessas cidades receberá, ainda não foram divulgados.
 
São João
 Se os campi avançados ainda não estão com a agenda completa, em São João as apresentações já estão garantidas e o festival acontecerá de 13 a 27 de julho.  A banda Blitz se apresenta no dia 13 de julho no Parque de Exposições em Barroso, como extensão do evento. Já em São João del-Rei a sambista Aline Calixto se apresentará na quinta-feira, 18 de julho, e o complemento da semana ficará a cargo de Bruna Caram e do rapper Criolo, que se apresentarão na sexta,19, e no sábado, 20, respectivamente. A banda de hardcore Matanza subirá ao palco no domingo, 21 de julho.
 
Milton Nascimento fará um show especial na quinta-feira, 25 de julho. “O show do Milton Nascimento está sendo preparado especialmente para o Inverno Cultural e para São João del-Rei. Será uma apresentação diferente do que ele costuma apresentar, com a presença de músicos locais”, disse, sem dar mais pistas, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, Paulo Henrique Caetano. Dona Jandira se apresentará no dia seguinte e Zélia Duncan finalizará o 26º Inverno Cultural no sábado, 27 de julho.
 O local dos shows, que serão gratuitos, ainda não foi definido. “A princípio eles serão realizados no mesmo local do ano passado, na Avenida Leite de Castro, próximo à Ponte do Bezerrão. Caso isso realmente aconteça, queremos montar um cenário gastronômico ao lado para o conforto das pessoas. Em breve teremos essa definição”, disse a reitora da UFSJ, Valéria Kemp.
 
Demais atrações
 Outra coisa que ainda está indefinida é a data de inscrição para as oficinas, que serão feitas via internet, como na última edição. Além das atrações musicais e das oficinas, outro grande destaque do evento fica por conta das artes cênicas. O Grupo Galpão, com os Gigantes da Montanha; e o jornalista e humorista Rafael Cortez, com De Tudo um Pouco e Elegia da Alma, são alguns dos momentos mais aguardados.
 
Exposição
 A exposição que tem o nome do tema dessa edição é mais um destaque do Inverno Cultural. Todo Lugar é Aqui terá curadoria de Ricardo Coelho e reunirá fotografias e vídeo-instalação de três artistas que não se conhecem, além de serem de países e gerações diferentes”, explicou Caetano, se referindo aos artistas Gérard Monnier (França), Ivan Argote (Colômbia) e o mineiro Pedro Motta.
 
A área de Literatura tem a noite de poesia Desencontro Desmarcado, com Estrela Leminski e Túlio Ruiz, algumas das principais atrações. O espetáculo de dança, Las Quatro Esquinas, da Companhia de Flamenco Del Puerto (RS), é mais um destaque do Inverno Cultural. Por fim, o evento promoverá a segunda edição da Mostra Ensaios de Arte e Cultura, que será uma oficina-evento composta por profissionais renomados no cenário artístico-cultural.
 
Os horários da maioria dos eventos serão adequados aos alunos da Universidade Federal de São João del-Rei, porém as aulas da instituição não sofrerão alterações. “Devido à questão da greve, teremos o Inverno Cultural com os alunos em período letivo. Para que eles não saiam prejudicados e possam marcar presença, os eventos começarão um pouco mais tarde, não antes das 22h”, disse Caetano.
 
Principal novidade
 “O Inverno Cultural traz um diferencial nessa edição, que é a presença em quatro cidades diferentes. Não podíamos deixar de lado essa boa ideia e, a partir do momento em que topamos esse desafio, demos um passo ousado em busca de enriquecer ainda mais o evento”, disse a reitora.
 
Essa conexão entre as quatro cidades é um dos motivos para a escolha do tema dessa edição “A intenção é que o Inverno Cultural seja da melhor qualidade possível. Todas elas representam a UFSJ”, pontuou o presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei (FAUF), Jucelio Luiz de Paula Sales.



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












ATLHETIC CLUB

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Venha se Hospedar na Morada do Sol

AGENCIA BRASIL

Unimed São João Del Rei

Camara Municipal de São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

Stefan Salej

www.canilmolossosdecamargos.com.br

Paulo Rivetti

TURMA DO BUNEKO

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!