Busca no Site:
Notícias
 
10.03.2014 - 165 NOVOS BRADOS: MONTANHA!
 

A manhã desta sexta-feira, 07 de março, foi marcada pelo sonho, pela expectativa e pela emoção de 165 famílias. No pátio do 11º BI Mth – Batalhão de Montanha, carinhosamente chamado de Onze e Regimento Tiradentes pelo povo de São João del-Rei, que tanto orgulho tem da instituição, foi realizada a cerimônia de incorporação dos 165 novos recrutas, que foram selecionados, em um exaustivo processo, desde o alistamento no ano passado.

 Uma das mais antigas e respeitadas unidades do Exército Brasileiro, o Regimento de São João, está na cidade há mais de 100 anos.  Tendo inicialmente ocupado o prédio da Intendência, em 1909, onde hoje está a Escola Maria Teresa,  era chamado 51º Batalhão de Caçadores. O Onze ocupa, atualmente, uma extensa área , no centro da cidade, além de utilizar a Fazenda do Mambengo, como área de instrução de tiros e outra área na Serra do Lenheiro,  como área de instrução de combate em Montanha.

Mazurkiewics  Teixeira é servidor do DAMAE e junto com a esposa Dalva Maria e o filho mais novo, Rodolfo Augusto (14) prestigiaram a entrada do Filho Raul Christian Canan Teixeira (18). “É um grande passo do moleque! Já estava com vontade de servir, seguir carreira. Tá com uma meta, vamos ver se consegue chegar nela”, declarou, esperançoso, o pai.

Weider Santos Silva Santos (18) é filho de Gilberto Luís dos Santos Silva (43) e de Gislaine Luciana da Silva Santos (36). Mais conhecido pelo seu trabalho parlamentar  e pelo nome de campanha, Gilberto Lixeiro, o pai de Weider  também manifestou alegria com a seleção de seu primogênito para o serviço militar: “Estou satisfeito, com toda certeza. E, agora ele vai fazer provas”, afirmou o Edil, na expectativa de ver o filho crescendo na carreira.

SONHOS DE CRIANÇA  E DE VOVÔ

    Rodrigo Wátila Dutra (36), servidor da Prefeitura de São João del-Rei e motorista do Prefeito Professor Helvécio, também participou do evento que é a concretização de uma etapa do sonho de seu filho, Frederico Dutra (18). “Desde novinho, ainda com 11 anos, ele já era ‘doido’ para servir o Exército. E pretende seguir carreira. Já está estudando  e fazendo o cursinho da ESA (Escola de Formação de Sargentos).  Indagado se concordava com a escolha do filho, Rodrigo confirmou: “Acho que é uma boa. Tem muitos que não querem ficar, mas os pais tem que incentivar.”

Com apenas 18 anos, Ronald  Souza de Paula já um motivo de orgulho para toda a família. “Filho obediente”, de acordo com o pai, Ronald é músico da Banda Sinfônica da Paróquia de Matosinhos, Ritmista da Furiosa, a Bateria da Escola de Samba São Geraldo e Relações Públicas do Bloco Aragê e Carnavalesco da Escola Mocidade Independente de Santo Antônio.  Por conta da incorporação, que estava inicialmente prevista para o dia primeiro de Março,  o jovem recruta chegou a pensar que não assistiria ao desfile das agremiações, mas com adiamento, ele não só ajudou  suas escolas, como desfilou. “Tá sendo muito boa a experiência depois de 2 semanas de treinamento” afirmou Ronald, que pretende fazer a prova para Sargento e vai ficar de olho também em alguma oportunidade na Banda do Exército. Filho de Eunice Souza e Reginaldo Magela de Paulo, o Naldo Sorriso, Mestre Sala da São Geraldo,  o jovem Recruta , ao que tudo indica não vai se desvencilhar tão cedo do carnaval. Aos 74 de idade, o avô, Waldomiro José de Paula, popularmente conhecido como Sabará, fundador e ex-presidente da Escola Unidos de São Geraldo, declarou: "Me sinto honrado e espero que futuramente ele seja o presidente da Escola".

Janaína Almeida Naves Magalhães tem 34, é mãe de  João Vítor, que tem nove anos e estuda na quarta-série do Instituto Auxiliadora e já falou que vai ser militar quando crescer. Exemplo e inspiração não vão faltar. Janaína é Sargento, do quadro temporário e é casada com o Capitão Rodrigo Magalhães, com quem aguarda para o fim de Março o nascimento de Felipe. Mesmo  estando já no nono mês de gestação, a Sargento Janaína trabalha no setor de Relações Públicas do Regimento; e, gentilmente, não só fez os contatos para autorizar nossa reportagem, como ainda permitiu as fotos, com sua bela farda especial de gestante. Sobre o bebê que está chegando, perguntei se também vai ser militar. Com olhar brilhando e  um sorriso maternal, respondeu: A escolha vai ser dele.
 

VOLUNTÁRIOS SÃO MAIORIA  

        Humberto Luiz de Carvalho (33) ou Sargento  Luiz Carvalho é natural de São João del-Rei, Neto de Dona Nica, da Rua das Flores, está há 7 anos na unidade militar de São João del-Rei e informa que, dos 300 inicialmente selecionados, restaram os 165 que foram incorporados hoje, depois de duas semanas de treinamento. Antes disto, os outros 135 foram dispensados por questões como problemas de saúde ou aprovação em outra área, como o concurso da PMMG. Apesar da obrigatoriedade do serviço militar em nosso país, segundo Sargento Carvalho, 90%  dos jovens são voluntários. E este é, hoje, um dos critérios de seleção. Isto significa que, do total selecionado, pelo menos 150 desejavam servir ao Exército e ao País.

Vontade e decisão de servir, paradoxalmente, levaram o Sargento Vicente Thomé Cardoso a pedir dispensa da Incorporação, em 2007, quando se alistou na Epcar, unidade da Aeronáutica em Barbacena (MG), sua cidade natal. Decidido a estudar para as provas de Sargento, abriu mão temporariamente da farda e agora, alcançado o seu objetivo, desde 2012, como Sargento é um dos responsáveis pelo treinamento dos novos pelotões. “Eles vão passar por um período básico, no curso de Combatente Básico do Exército, vão aprender a usar o FAO( Um tipo de Fuzil ) e pistolas de 9mm. Além do treinamento físico e de técnicas militares. E, como aqui é Montanha, eles vão passar por um estágio de escalador militar, que para recrutas, é uma atividade exclusiva desta unidade, por ser a única de Montanha do Brasil” destacou o Militar.

ORGULHO, COMO EM DIA DE FORMATURA

Onésimo Profílio, avô do Recruta Leonardo Santos, era só alegria ao lado da também neta Gabriela e  filha Maria Maria Trindade e do genro Sérgio Fernando, todos da vizinha cidade de Tiradentes. Com eles, depois da cerimônia, descendo a ladeira Tenente Vilas-Boas, encontrei também Eleusa Santiago, avó  e Jane Santiago, mãe do recruta Wanderley Santiago Nascimento, moradores da COHAB. Outra Vovó que não perdeu a festa foi dona Maria Antônia Zaniti Carvalho, feliz, a moradora do bairro Matosinhos posou para a foto junto com as outras duas famílias, depois de ver fardado e assistir, marchando pela primeira vez, ao desfile do neto Lucas Eduardo Carvalho.

 

 

Rafael Augusto dos Santos (18) foi acompanhado pela mãe, Eva Liane dos Santos Silva (50)  e pela namorada ,Cíntia Evangelista (18). Cíntia, afirma que vai ‘sentir saudades, muitas saudades’, durante o período inicial de internato do amado, e que ‘a distância vai ser ruim”. Perguntada sobre ciúmes, disse que ‘já tem e que agora, por causa da farda, aumentou demais”. A mãe, Eva, declara: “Estou muito feliz! É daí prá frente, daí prá melhor. Este é o primeiro e depois vem o menor” , referindo-se ao filho caçula, Pedro, que ainda tem 14 anos e falou até sobre os netos, que também espera ver na carreira militar. O pai de Rafael também é militar. Natural de São João del-Rei, do bairro São Geraldo, Wesley Geraldo, faz parte da Legião Estrangeira, na França e também foi soldado do Onze.  Como afirmou Dona Eva e como tem sido há mais de cem anos, quando se fala em Regimento de Montanha, em São João del-Rei, os olhos e erguem e o peito se estufa para declarar em alto de bom som: Para Frente e para o Alto – MONTANHA! 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del-Rei 



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












AGENCIA BRASIL

Stefan Salej

Unimed São João Del Rei

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

ATLHETIC CLUB

Paulo Rivetti

TURMA DO BUNEKO

www.canilmolossosdecamargos.com.br

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

Camara Municipal de São João Del Rei

Venha se Hospedar na Morada do Sol

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!