Busca no Site:
Notícias
 
30.07.2011 - CAVALGADA EMPRESARIOS NO CAMINHO DA FÉ
 

Passear pela natureza e pela história do interior de minas é a principal atração que o circuito Estrada Real oferece a visitante e turistas. Mais novo destino turístico do estado, circuito caminho velho da ER recebe a Cavalgada Empresária no Caminho da Fé idealizada pelo Sindicomercio de São João Del Rei com o apoio dos empresários amantes da cavalgada, além da parceria de criadores da cidade de Resende Costa e do setor turístico da região, o roteiro Estrada Real busca valorizar o turismo rural em Minas Gerais e incentivar a prática da cavalgada, em espaços de uma natureza rica e exuberante. "Delimitamos as áreas para a prática do turismo eqüestre, baseado em estudos técnicos e profissionais com  trilhas sinalizadas e preparadas para receber quem se aventurar nos trajetos, seja a cavalo, a pé ou de carro. A cavalgada da fé  conta com orientação de guias preparados. Fazendas de criação e as cidades dispõe de uma boa estruturada hoteleira, gastronomia atrativa, além do clima ameno, que atrai turistas de todos os cantos do País. O material de divulgação da Estrada Real pode ser encontrado no http://www.estradareal.org.br, em hotéis, restaurantes, órgãos públicos ligados ao turismo e agências turísticas. A importância da participação dos empresários de diversos  setores na consolidação do projeto da Estrada Real vai estimular investimentos do setor privado e fomentar pequenos negócios, principalmente de selaria e curtumes", O Brasil é o 4° país do mundo na criação de cavalos e Minas Gerais  é o principal criador das raças Manga-larga Marchador e Campolina.

 

Estrada Real


O roteiro turístico da Estrada Real é considerado atualmente como um dos maiores complexos turísticos do Brasil. A estrada foi sendo construída nas idas e vindas de Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Quem caminha pela Estrada Real revive os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Ela é constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

 

São estas as cidades que compõe a CAVALGADA EMPRESARIOS NO CAMINHO DA FÉ  no Estado de Minas Gerais: São João del-Rei, Carrancas, Cruzília, Baependi, Caxambu, Soledade de Minas, São Lourenço, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro; em São Paulo, são elas:  Cruzeiro-SP, Cachoeira Paulista-SP, Lorena-SP, Guaratinguetá-SP e Aparecida-SP.

 

As Arquidioceses de Belo Horizonte (MG) e Aparecida (SP) assinaram um protocolo para o início de um projeto que ligará os Santuários Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Piedade – Caminho Religioso da Estrada Real: de Padroeira a Padroeira.

 

Trata-se de uma rota entre os dois Santuários que prevê a instituição de um roteiro integrado de turismo religioso, destinado à peregrinação e meditação, com conceito e sinalização turística indicativa, baseados no Caminho de Santiago de Compostela, na Europa. Ao todo, serão 600 km de percurso, passando por 86 municípios de Minas e São Paulo.

 

O Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou a força da religiosidade mineira, lembrando que, dos dez milhões de romeiros que vão anualmente ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, quase a metade parte de Minas Gerais. Além de terem em comum a devoção mariana, o Arcebispo lembrou que os santuários da Padroeira de Minas e da Padroeira do Brasil partilham vínculos históricos. Conforme explica Dom Walmor, o primeiro Arcebispo de Aparecida (SP) e responsável por iniciar a construção do Santuário da Padroeira do Brasil, o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota (1890-1982), era mineiro e, antes de ir para São Paulo, foi capelão do Santuário Nossa Senhora da Piedade.

 

De acordo com Dom Walmor, o cardeal Mota sempre visitava Minas e o Santuário da Padroeira do estado, no alto da Serra da Piedade. O Caminho Religioso "será uma força religiosa, cultural e educativa. Tenho certeza que colocará Minas em um lugar ainda mais marcante no cenário nacional", concluiu o arcebispo.

 

O secretário de Estado de Turismo de Minas, Agostinho Patrus Filho, lembrou que tanto o Santuário de Aparecida quanto o Santuário Nossa Senhora da Piedade são locais de peregrinação. Ele lembrou que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países que mais enviam turistas à Santiago de Compostela. Agostinho Patrus disse que o Caminho Religioso será reflexo da riqueza de Minas Gerais.

 

Empresários filiados ao Sindicato do Comercio Varejista de São João Del Rei, inicia a Cavalgada Empresários no Caminho da Fé, implantando a Rota – São João Del Rei- MG a Aparecida  SP.

 Esta iniciativa é para promover o turismo em São João Del Rei e toda a Região do Sul de Minas.

 

 

Cavalgada Empresário no Caminho da Fé

 

Saída: São João Del Rei MG -Rio das Mortes - Berço Natal de Nhá-Chica - 17 de Setembro de 2011

 

Chegada em Aparecida SP- dia 25 de Setembro de 2011

Cavaleiros Empresários Participantes:

Sergio Luiz Caldas Braga

Hidráulica Braga Ltda.

Agabe Material Construção Ltda.

Ernani José de Lima

Comercial Vitolima Ltda.

João Carlos Vasconcelos Froeis

J.Froes Imóveis

Lucas Vinicios de Resende

Lucks Modas Ltda.

José Inácio de Lima

Zezinho Representações

Luiz Antonio Chaves

Pré-Vestibular Frei Seráfico

Esio Enio de Campos

Empresário Rural – Resende Costa

José Hugo da Silva Resende

Hugo Artesanato- Resende Costa

Alair Luciano de Oliveira Resende

Posto de Combustível Porto Real

Posto Atlas

Waldir Aceves da Silva

Representante Comercial

 

OS CAVALEIROS CLIQUE AQUI

 



Clique para imprimir! Voltar a página inicial! Voltar a página anterior!
 
 
 
 












ATLHETIC CLUB

Venha se Hospedar na Morada do Sol

Camara Municipal de São João Del Rei

www.canilmolossosdecamargos.com.br

NUCAVE - Núcleo Campos das Vertentes

AGENCIA BRASIL

Stefan Salej

Unimed São João Del Rei

Paulo Rivetti

Fotos dos eventos com cobertura jornalistica de O Raio

FORMULA PARA CÁLCULOS DE JUROS

ACESSE OS RESULTADOS DAS LOTERIAS

TURMA DO BUNEKO

 

 

 
  A Empresa | Eventos | Guia de Negócios | Legislação | Destaques | Contato | Mapa do Site
Todos os Direitos Reservados © 2018 DACAF - NOTICIAS E EVENTOS
Jornalista Responsável: Dermeval Antônio do Carmo Filho - MTE 17933MG
 
 
Página inicial Dacaf! Revista O Raio!